CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Tiago Stolben Klaus, Glaucia Cabral Moraes, Ivonne Maria Gassen

Resumo


 

Enquanto os formadores não tiverem um entendimento em relação às práticas pedagógicas de professores, cursos de formação e o ensino da Matemática continuarão sendo alvos de críticas e questionamentos como: Por que persiste a dissociação entre a formação docente e a prática cotidiana? Por que há dificuldade de aprendizagem matemática por parte dos alunos? Por que o ensino de Matemática continua sendo “tradicional”, sem nenhuma ou pouca aplicação prática? Em todos os níveis, o ensino desta área do conhecimento deve proporcionar experiências diversificadas em contextos de aprendizagem variados. Muitos professores que ensinam matemática estão preocupados em desenvolver atitudes e habilidades que capacitem o aluno a compreensão da Matemática social e econômica onde ele está inserido, despertando o gosto por esta ciência. Devido a constante evolução tecnológica e o grande estímulo visual que o aluno recebe através dos meios de comunicação, há necessidade de uma constante atualização dos professores procurando usar destes meios a fim de tornar suas aulas mais significativas, interativas e atuais. Com este propósito foi criado o Curso de Formação de Professores de Matemática, que teve início em 2004, e a partir de 2007 passou a chamar-se Curso de Formação de Professores de Matemática na Perspectiva das Tecnologias de Informação e Comunicação, que tem como principal objetivo a permanente atualização de professores usando como ferramenta novas metodologias e tecnologias. O Curso totaliza dez encontros, de quatro horas cada, nos quais são abordadas novas metodologias para professores do Ensino Fundamental - Séries Iniciais. Os encontros são realizados quinzenalmente, no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática onde são apresentadas novas práticas, a partir de materiais concretos e manipulativos e, no Laboratório de Informática utilizando softwares matemáticos. Este projeto visa subsidiar a prática docente para que professores e futuros professores reflitam sobre suas ações e saibam reestruturá-las na medida em que for necessária, desenvolvendo um trabalho capaz de formar indivíduos com atitudes e que os tornem capaz de buscar e aplicar os conhecimentos necessários a sua vida. O mais interessante é que todas as propostas apresentadas se contemplam, ou seja, não conseguiríamos desenvolver um trabalho rico enfatizando uma única linha metodológica. Não queremos mudar subitamente o ensino de Matemática nas escolas, mas vemos uma melhora significativa no ensino e aprendizagem de Matemática com um processo de diversificação metodológica.

 


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