CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Resumo
Enquanto os formadores não tiverem um entendimento em relação às práticas pedagógicas de professores, cursos de formação e o ensino da Matemática continuarão sendo alvos de críticas e questionamentos como: Por que persiste a dissociação entre a formação docente e a prática cotidiana? Por que há dificuldade de aprendizagem matemática por parte dos alunos? Por que o ensino de Matemática continua sendo “tradicional”, sem nenhuma ou pouca aplicação prática? Em todos os níveis, o ensino desta área do conhecimento deve proporcionar experiências diversificadas em contextos de aprendizagem variados. Muitos professores que ensinam matemática estão preocupados em desenvolver atitudes e habilidades que capacitem o aluno a compreensão da Matemática social e econômica onde ele está inserido, despertando o gosto por esta ciência. Devido a constante evolução tecnológica e o grande estímulo visual que o aluno recebe através dos meios de comunicação, há necessidade de uma constante atualização dos professores procurando usar destes meios a fim de tornar suas aulas mais significativas, interativas e atuais. Com este propósito foi criado o Curso de Formação de Professores de Matemática, que teve início em 2004, e a partir de 2007 passou a chamar-se Curso de Formação de Professores de Matemática na Perspectiva das Tecnologias de Informação e Comunicação, que tem como principal objetivo a permanente atualização de professores usando como ferramenta novas metodologias e tecnologias. O Curso totaliza dez encontros, de quatro horas cada, nos quais são abordadas novas metodologias para professores do Ensino Fundamental - Séries Iniciais. Os encontros são realizados quinzenalmente, no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática onde são apresentadas novas práticas, a partir de materiais concretos e manipulativos e, no Laboratório de Informática utilizando softwares matemáticos. Este projeto visa subsidiar a prática docente para que professores e futuros professores reflitam sobre suas ações e saibam reestruturá-las na medida em que for necessária, desenvolvendo um trabalho capaz de formar indivíduos com atitudes e que os tornem capaz de buscar e aplicar os conhecimentos necessários a sua vida. O mais interessante é que todas as propostas apresentadas se contemplam, ou seja, não conseguiríamos desenvolver um trabalho rico enfatizando uma única linha metodológica. Não queremos mudar subitamente o ensino de Matemática nas escolas, mas vemos uma melhora significativa no ensino e aprendizagem de Matemática com um processo de diversificação metodológica.
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