A PROGRAMAÇÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO TRABALHO COM O ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
É indispensável programar o dia a dia, seja por organizar tarefas diárias, ou até mesmo, compreender todos os aparatos oferecidos pelo mercado tecnológico. E como o ambiente escolar não pode ficar a quem deste processo avassalador de constantes mudanças, torna-se imprescindível um repensar de toda a prática pedagógica. Esta prática é necessária para atender as exigências não apenas do mercado de trabalho, mas de uma visão mais ampla sobre a construção do conhecimento, permitindo o acesso e utilização destes recursos. Neste sentido, é preciso o estudo e o emprego de metodologias inovadoras que possibilitem a utilização de ferramentas de programação na Educação Básica. Neste estudo, sustenta-se a importância na bagagem escolar dos alunos do Ensino Fundamental II a programação. Através da ferramenta SuperLogo, os alunos da 5ª série foram desafiados a aprenderem geometria, mais especificamente as formas geométricas, se apropriando do conhecimento com prazer e autoaprendizagem, desenvolvidos através do processo de exploração e investigação. O programar traz consigo o prazer da descoberta – (tentativa e erro), considerando que o aprender deve ser, via de regra, algo agradável e divertido e não algo maçante e cansativo. Os alunos começam aprendendo os primeiros comandos da linguagem de programação e logo iniciam a construção das formas geométricas básicas para após produzirem sua paisagem ou imagem. Enquanto estão programando nos passam a certeza de que aprendem realmente o assunto proposto, pois ao fazerem um programa que leve o computador a executar gráfico, ou música, o programador geralmente desenvolve uma compreensão bem mais profunda desses conteúdos do que se tinha antes. Estamos convictos de que todas as crianças se beneficiaram em maior ou menor grau, ao aprenderem a programar. Este aprendizado ajuda tanto crianças como adultos a desenvolverem habilidades e conhecimentos de que necessitam em uma sociedade tecnologicamente avançada. Ao mesmo tempo, estas pessoas experimentam uma sensação de poder criativo sobre seu ambiente, aprendendo também, com maior profundidade, os assuntos que estiverem sendo explorados. Juntamente com a programação no programa SuperLogo os alunos preparam alguns inventos utilizando os conhecimentos de Robótica e o Kit de Robótica, Robokit, pois os inventos também precisam ser programados para serem acionados. Estes são expostos e apresentados para a comunidade escolar na Mostra Pedagógica organizada pelo colégio. Foram sujeitos da pesquisa exclusivamente os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental II do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. O Projeto interdisciplinar foi avaliado pelas professoras de matemática e de Informática, com acompanhamento da Coordenação Pedagógica do Colégio, levando em consideração a participação e desempenho dos alunos durante o projeto e a individualidade de cada um.
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