"BRIGADA ESCOLAR" - UM JEITO NOVO DE ENSINAR - PROJETO PET SAÚDE DA FAMÍLIA.

Julia Andressa Weigel, Margarida da Silva Mayer, Sandra Luiza Silva, Paulo Silva Santos

Resumo


 

INTRODUÇÃO: O projeto “Saúde na Escola”, dentro do projeto PET-Saúde da Família, no bairro Margarida, deu início em maio de 2010, implantando a “Brigada Escolar”, grupo em que os alunos da 4ª série da Escola Nossa Senhora de Fátima foram capacitados para atuar na escola pela educação em saúde. O projeto deve ser capaz de contribuir para a aquisição de competência das crianças, permitindo-lhes confrontar-se positivamente consigo mesmos, contribuir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas certas. OBJETIVOS: Geral: Trabalhar conceitos básicos em saúde e temas multidisciplinares. Específicos: Conscientização sobre diversos aspectos da saúde; métodos contraceptivos; Trabalhar a consciência ecológica; Trabalhar a responsabilidade individual e em equipe; Trabalhar com assuntos ligados á Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social; Acompanhar alunos durante o ano letivo. METODOLOGIA: Desenvolver atividades dentro e fora da escola com os alunos do grupo PET saúde do ESF Margarida Aurora; Fazer uma reunião do grupo PET, equipe ESF Margarida e professores da Escola; Fazer uma reunião com as crianças e professores para verificar interesse das mesmas e que atividades gostariam e poderiam desenvolver; Montar um cronograma de atividades, com datas e horários pré-determinados; Realizar uma reunião explicativa para os pais, e somente participarão do projeto, as crianças autorizadas por escrito pelos pais e/ou responsáveis; Organizar uma cerimônia de posse das crianças participantes do projeto; Desenvolver atividades de educação nas diversas áreas da saúde, com linguagem adequada à idade; Propiciar a participação das ACS nas atividades citadas acima; Realizar atividades, valorizando o trabalho das crianças, dentro e fora da escola; Incentivar a leitura para que estas crianças possam estar se torn ando os “contadores de historia”, nas séries menores; Desenvolver cartazes sobre trabalhos desenvolvidos na Escola; Desenvolver atividades sobre educação no trânsito, pirâmide alimentar, postura, higiene bucal, corpo humano, entre outros. RESULTADOS: Este projeto está sendo capaz de contribuir para a aquisição de competências das crianças, permitindo-lhes confrontar-se positivamente consigo mesmas, construir um projeto de vida e ser capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem também como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício da cidadania. Com a realização de todas estas atividades, os pais das crianças relataram ao final do ano o quanto seus filhos melhoraram, tanto em notas quanto em comportamentos, e pediram para que o projeto continuasse em 2011. No ano de 2011, continuamos o projeto com uma nova turma contemplada, sendo que os “brigadian os” do ano de 2010 continuaram seus trabalhos e continuarão assistindo as palestras diversas, que acontecerão no turno aposto das suas aulas. CONCLUSÃO: A Educação em Saúde está sendo uma experiência única na graduação. O trabalho em escola continuado ajuda muito no conhecimento dos escolares. Todos acadêmicos deveriam ter um projeto multiprofissional, para aprender a trabalhar em equipe. Este projeto está sendo muito trabalhoso e gratificante, pois ver o esforço e alegria dos alunos toda vez que tem alguma atividade é maravilhoso.

 


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