GESTÃO DE MARKETING APLICADA A IMPORTÂNCIA DO MANUAL DE ESTILO

DEISE OVERBECK, FLAVIA LUANA DA SILVA, JOICI PALOMA GENRO, JORGE ANDRE RIBAS MORAES, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO

Resumo


A divulgação é fundamental para o reconhecimento e para o sucesso de qualquer negócio, mas a qualidade e a seriedade com que são usados os meios de comunicação traçam o perfil, tanto dos serviços como do negócio em questão. Prezar por uma boa mídia audiovisual já é fazer uma propaganda positiva de seu trabalho. O projeto de extensão Baja de Galpão UNISC, através do sistema integrado de gestão, mantém padrões de qualidade que ajudam no bom desenvolvimento do trabalho da equipe, como na área de marketing em que é desenvolvido o Manual de Estilo, que é um documento que auxilia na hora do emprego de nosso logotipo em qualquer mídia e material de divulgação, pois nele constam suas únicas variações de fontes e cores aceitáveis. O uso desta ferramenta tem por objetivo mostrar seriedade e evitar equívocos na hora das representações gráficas da equipe. O Logotipo Baja de Galpão representa sua equipe, por isso necessita ser usado com seriedade e de forma consistente. Para isso, é necessário seguir um modelo padrão de sua utilização, bem como saber suas definições de letras e cores. Para chegar até um modelo de Manual de Estilo foi feito uma pesquisa nos manuais de grandes empresas, onde muitas incrementavam também a padronização de seus documentos. A equipe, por já possuir o Manual da Qualidade, que contém a regulamentação de nossos documentos, como o uso de cabeçalhos e fontes, optou por fazer somente com a parte do logotipo. O Manual deve ser de fácil compreensão, para isso foram feitos os modelos do logo com a especificação da paleta de cores utilizada em cada um deles, com o uso de flechas e legendas. O programa utilizado para fazer os logos é o Corel Draw, o que facilita possíveis modificações. Para publicações em preto e branco (como nos jornais) foram feitos dois modelos, que são úteis tanto para publicações com fundo escuro como para fundo claro. No Manual também temos o modelo padrão que é o mais utilizado e outro com o fundo branco, que foi definido para ser utilizado no cabeçalho dos documentos. Este manual está servindo para aprimorar a qualidade de nossas produções, transmitindo seriedade e organização para com a imagem do projeto perante todos. Se tratando de um projeto que conta com auxilio de patrocinadores, este tipo de documento é de grande importância, pois como o logotipo do projeto, o logotipo das empresas patrocinadoras que é utilizado em todo o material de divulgação, também é tratado com a mesma seriedade e compromisso. Isso ajuda o projeto a manter bons vínculos com essas empresas. O projeto como um todo só tende a crescer e, com a aplicação do sistema integrado de gestão e a utilização do240 Manual de Estilo da Gestão de Marketing, manter uma imagem sempre organizada e padronizada perante a comunidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.