ARMAZÉM DE IDEIAS: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

JOAO PAULO RUCKER, MIRELA HOELTZ

Resumo


O projeto propõe uma união entre a comunicação e a educação, trazendo para dentro da escola as atividades que antes habitavam o mundo exterior a ela. Visamos trabalhar as mídias com os alunos, engajando-os desde já a um mundo onde elas são cada vez mais presentes e fundamentais em suas vidas, onde o domínio de tais será importante para uma maior participação como cidadãos. 240Ao trabalhar com as mídias na escola, os alunos estarão aprendendo não apenas o seu funcionamento como também a produzir e a compartilhar as informações com os demais alunos da escola. Tornam-se assim comunicadores em potencial, engajados socialmente no meio em que vivem, vendo as mídias não apenas com olhos distantes, mas sim como parte dela. Nos encontros realizados as sextas-feiras das 13h30min às 17h30min, os alunos produzem uma revista e um mural em mídia impressa, programa de TV, história de rádio, oficina de fotografia, atualização de blog, exibição de filmes e agora também o RPG. As atividades são realizadas pelos alunos e monitoradas por bolsistas, estagiários e voluntários e é coordenada pela prof. Mirela Hoeltz. 240A revista semestral já está em sua décima terceira edição e todo ano costuma ser lançada na feira do livro de Santa Cruz do Sul. Já o RPG (roling playing game), ou jogo de representação de papéis. É realizado nas quartas feiras, também das 13h30min às 17h30min e é conduzida por um dos bolsistas que faz o papel de mestre do jogo, conduzindo uma história para que os alunos representem os papéis por eles escolhidos. A manutenção das atividades é um dos resultados positivos, assim como o projeto fazer parte da política-pedagógica da Escola Educar-se. O projeto Armazém de ideias é bastante visado, sendo referência para outros projetos da mesma área. Existe uma relação com propostas semelhantes na rede pública como a integração com a EMEF Menino Deus, a EMEF Schroeder e o Colégio Estadual de Monte Alverne, onde se realizam atividades na área da Educomunicação.240240240240 Concluindo, o projeto Armazém de ideias hoje trabalha com crianças de 10 a 14 anos do ensino fundamental e busca formas diferentes de aprendizado e construção de conhecimento, alternativas as convencionais. Visando a exigência das gerações atuais que cada vez mais buscam fugir do tradicional, buscando o aprendizado em áreas como a do entretenimento, que não apenas serve para o lazer, mas também pode ser direcionada para o aprendizado. Foi assim que com sucesso aplicamos o RPG desde o ano de 2011, engajando assim no projeto, a parte dos jogos e a educação, tendo como base a importância e a presença marcante dos tais na vida dos alunos.


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