AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SENSIBILIZANDO ALUNOS E COMUNIDADE PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

TANIA BERNHARD, ANA PAULA JUSTEN, ANA PAULA JUSTEN

Resumo


240Inserir a Educação Ambiental nas escolas é essencial para que240 este tema faça parte do dia-a-dia das crianças, adolescentes e jovens, pois pode ser inserido em diversas disciplinas e conteúdos ,tanto disciplinarmente quanto interdisciplinarmente, seja na convivência com professores e em todo ambiente escolar, ou em casa, para que todos entendam o ambiente em que vivem e o reconheçam como um lar,240respeitando-o e preservando-o.240No entanto, alguns professores precisam adaptar-se, a fim de educar a nova geração, pois hoje a preocupação é deixar bons filhos para nosso mundo, que devem aprender a amar240desde240o menor ser da criação,240que assim como nós necessita de um planeta equilibrado, já que as crianças podem ser semeadoras de ideias. Precisamos encontrar meios de tornar o mundo um lugar interessante, vibrante e carregado de significados para estas crianças, que são agentes da construção do conhecimento.240A240Educação Ambiental240é um caminho240para melhorar nosso planeta e garantir às futuras gerações qualidade de 240vida. Este trabalho, foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental,240da Escola Sagrada Família, localizada no240Distrito de Pinheiral, Santa Cruz do Sul, RS. Foram promovidas ações de240240Educação Ambiental,240240visando a sensibilização para 240ações240direcionadas à qualidade de vida,240tornando-os aprendizes, para atuar na escola e na comunidade como agentes de sensibilização240sobre240questões de respeito e preservação do ambiente. Primeiramente foi aplicado um questionário para avaliar as percepções sobre ambiente e preservação, delineadas pelos alunos envolvidos no projeto. A seguir, foram planejadas e desenvolvidas atividades focadas em240problemáticas ambientais locais,240como saídas a campo, palestras e pinturas didáticas decorativas em paredes da escola, divulgando a importância de ações ambientalmente corretas. Após cada atividade desenvolvida, foram coletados depoimentos escritos para avaliar possíveis mudanças de compreensão sobre o tema. A percepção ambiental dos alunos está relacionada a flora e a fauna e coloca o ser humano como parte do ambiente; eles são conscientes da necessidade de preservação do ambiente. 240Foi possível abordar vários assuntos e curiosidades em saídas a campo, os quais facilitaram o aprendizado de disciplinas do currículo escolar. 240Como240consequência240destas ações, a Escola promoveu uma palestra sensibilizadora sobre educação ambiental240 ministrada240 por um professor convidado, envolvendo as turmas do 5° ao 8° ano, momento em que foi lançado o desafio aos alunos: para que cada um realizasse ações de preservação do meio ambiente. 240As ações desenvolvidas com as crianças são como sementes que germinam e crescem com boas perspectivas de conhecimento do meio ambiente, mas que necessitam ser regadas e preparadas para que criem sua própria conscientização de respeito e amor pelo planeta. As ações desenvolvidas geraram mudanças e aprimoramento de concepções, tanto por parte dos alunos quanto por parte da direção e equipe de professores. A mobilização da escola para a oferta de palestras e discussões é um exemplo desta mudança que se inicia pelo ambiente local e certamente será prolongado para a comunidade local.


Palavras-chave: Educação Ambiental- sensibilização- escola.


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