SOFTWARE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

GIANA DIESEL SEBASTIANY, EMIGDIO HENRIQUE C ENGELMANN, DEOCELIA DA ROSA ALBANUS, MARCIA ELENA JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Este projeto relata pesquisa que faz parte de um esboço idealizado na disciplina de Multimídia na Educação, que ocorreu no 1º semestre de 2012, com turma do Curso de Licenciatura em Computação. Foca seu estudo na proposta de elaboração de um software abordando os diferentes aspectos relacionados à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, com os objetivos de apresentar a Disciplina de Educação Inclusiva para os acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UNISC, de maneira simples, porém prática, que seja agradável e com uma linguagem de fácil entendimento aos usuários, e que o estudante conheça as definições e a classificação das necessidades educacionais especiais, dedicando especial atenção a algumas especificidades das áreas: deficiência física ou motora, deficiência intelectual/mental, surdez, deficiência visual e altas habilidades e, ainda, que conheça os elementos referentes ao Projeto de Educação Inclusiva na Escola e às Adaptações Curriculares para o atendimento das necessidades educacionais especiais. Visa a um melhor interesse dos estudantes de Licenciatura pelo assunto, através da integração de mídia num produto de comunicação que permite a interatividade com o usuário. As atividades no software não oferecem níveis de dificuldade, pois esse não é o foco principal do projeto. Como o programa é interativo e de fácil compreensão, não é obrigatório que o usuário tenha conhecimentos em informática para utilizá-lo. Uma vez que os resultados parciais apresentam-se, já está concluída a estrutura do software, desenvolvida em Opus Creator 7, que também utilizou outros recursos computacionais, como Windows Live Movie Maker, e poderá ser utilizado em computadores e outros equipamentos que tenham leitor de CD. Como proposição futura, pretende-se encaminhar o software à EDUNISC, editora da UNISC para publicação em CD Multimídia. É possível afirmar que o uso do software será útil aos estudantes da disciplina e, ainda, aos profissionais de educação, sendo inserido como parte do processo de estudo e atualização do profissional, contribuindo para que o conhecimento seja construído independente de tempo, espaço e local de acesso. Este trabalho se originará de uma pesquisa exploratória e de uma pesquisa descritiva. Foi realizada uma análise de validação do software com estudantes do Curso de Licenciatura em Computação, e os resultados obtidos servirão para promover alterações relevantes no software, aumentando o desenvolvimento aprimorado e pleno do estudante. Objetiva-se realizar processos de validação com estudantes de outras licenciaturas, com o intuito de se ampliarem as melhorias do processo de ensino-aprendizagem com esse tipo de tecnologia, proporcionando um ensino baseado em autonomia.


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