A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO OPÇÃO NO TRABALHO DA ALFABETIZAÇÃO

ANALU CHAVES FERREIRA, MARIA JOSILENE FREITAS DA COSTA, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


A prática pedagógica apresentada neste resumo é resultado de um planejamento desenvolvido como Oficina no Laboratório de Aprendizagem do Programa de Iniciação à Docência Pibid/Unisc, na Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann. Essa experiência permitiu vivenciar situações teórico-práticas no campo de atuação profissional, observando metodologias de trabalho e auxiliando os professores em seu planejamento diário. Para iniciar, partimos de sondagens, rodas de conversa e pesquisas de metodologias e atividades que mais interessavam aos240 alunos do 1º e 2º anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após essa sondagem, construímos um diagnóstico e um plano de ação, para cada uma das turmas, observando a especificidade das principais dificuldades de aprendizagens. Fundamentamos a realização desse planejamento nos textos disponibilizados do Roteiro 8, que nos orienta sobre o Laboratório de Aprendizagem, e do Roteiro 7, que expõe sobre as Dificuldades de Aprendizagem. Usamos como aporte os esclarecimentos e as orientações que se efetivavam nas reuniões semanais do Subprojeto 1- Pedagogia. Expusemos ao grupo de alunos o nosso propósito de, a partir do 223Mundo das Histórias224, aprender mais sobre a alfabetização. A partir dessa conversa, observamos os interesses por vários livros de histórias e, aproveitando as sugestões dadas pelos alunos, juntamos outros livros levados por nós. Organizamos a sequência dos estudos e começamos a construção de um trabalho tendo como foco principal o interesse240 pela leitura. A atividade descrita foi realizada no 2º ano. Durante essas oficinas, buscamos aperfeiçoar o processo de leitura e escrita, tanto no âmbito individual como coletivo. Buscamos ressignificar o processo da leitura e escrita no cotidiano da prática pedagógica e familiar. A Oficina acontece em turno inverso ao da aula. A primeira história contada foi 223Choco encontra a mamãe224, cuja temática destaca que o amor é a base para todo vínculo de afeto, e, principalmente, que as famílias são diferentes umas das outras. No pátio da escola, lemos a história e apresentamos a mascote 223Choco224 (um pássaro), que iria nos acompanhar neste trabalho. Lemos usando entonação de voz variada, e cada aluno participou fazendo observações e demonstrando detalhes e situações que, muitas vezes, nós não havíamos percebido. No retorno para sala de aula,240 desenharam e escreveram. Apresentamos um Diário de Bordo, que passou a ser levado para casa junto com a Mascote Choco. A tarefa era registrar (ou desenhar) algo sobre a visita. Confeccionamos o pássaro com materiais de sucata (pote de iogurte, bola de isopor, cola colorida, cola quente e cartona). Organizamos uma roda de conversa sobre a visita da mascote. Eles relataram suas histórias de forma entusiasmada e eufórica. Recortaram de revistas letras e palavras. Relacionaram palavras iguais escritas de formas diferentes. Para finalizar esse trabalho, usamos240 massinha de modelar, material com o qual cada aluno criou uma cena da história do livro. Toda essa experiência tem permitido conhecer a realidade da prática pedagógica e aumentar nosso conhecimento diante das dificuldades de aprendizagem e da realização de atividades diferenciadas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.