PROJETO ESCRITÓRIO EXPERIMENTAL

CHAIANE BEATRIZ DOS SANTOS STAUB, SIMONE PRADELLA

Resumo


O Projeto Escritório Experimental do Curso de Secretariado Executivo da UNISC possibilita aos alunos a oportunidade de aplicar integralmente os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática cotidiana. O objetivo do projeto é preparar os graduandos para trabalhos em que esteja contemplado o conhecimento teórico- prático e o oferecimento de serviços à comunidade, oportunizando relacionamento entre colegas, profissionais da área, professores, empresários e coordenação do curso. Sendo supervisionados e orientados pelo coordenador do projeto e outros professores do curso, os alunos desenvolvem atividades em diversas áreas, como eventos, projetos, trabalhos voluntários, escrita de artigos para submissão em congressos, serviços de assessoria e consultoria externa. Por meio do projeto e com a colaboração do programa institucional UNISC- escola, é feito o agendamento nas escolas da região para a realização de oficinas com o tema 223Inserção no Mercado de Trabalho224, as quais são ministradas por bolsistas voluntários e professores do curso de secretariado executivo, assim oportunizando aos estudantes do ensino médio o aprendizado sobre como elaborar o curriculum vitae, a maneira de se portar e vestir para uma entrevista de emprego, além de regras de etiqueta no trabalho. O conteúdo apresentado nas escolas é simples e prático, porém muito requisitado pelos alunos que saem do ensino médio com o intuito de ingressar em um mercado de trabalho super competitivo, sem experiência profissional. Mesmo sabendo que muitos participantes das oficinas irão se especializar em outras áreas e não no Secretariado Executivo, as temáticas apresentadas e estudadas pelos professores e alunos bolsistas são requisitos básicos para qualquer área de atuação no mercado de trabalho. No primeiro semestre de 2012, foram atingidos 456 alunos do ensino médio, em dez oficinas realizadas, assim abrangendo sete cidades da região, dentre elas Candelária, Venâncio Aires, Pantano Grande, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Lagoa Bonita do Sul e Encruzilhada do Sul. Estas oficinas foram ministradas por seis bolsistas voluntários e quatro professores do curso, que através dessa participação agregaram experiência e conhecimentos a sua vida profissional. Ao final de cada oficina, os alunos da escola sempre respondem a um questionário de avaliação, para que sejam feitos gráficos de satisfação. Em uma das perguntas, é feito o questionamento: 223Como você classifica a apresentação do nosso trabalho?224; entre os 456 alunos que participaram das oficinas e responderam ao questionário no primeiro semestre de 2012, 67% classificam a apresentação como muito bom, 29% como bom e apenas 4% consideraram regular. Grande parte das respostas mencionam que a oficina esclarece a diversas dúvidas e que foi de grande produtividade. De um modo geral, as atividades proporcionam uma melhor preparação para estes alunos entrarem no mercado de trabalho. O programa Oficina nas Escolas vem seguindo a cada ano com a dedicação dos voluntários, propostos a divulgar os potenciais do curso na região, além de contribuir para o crescimento e preparação dos alunos no seu futuro profissional.


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