A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS EM UMA EMPRESA VAREJISTA DE VENÂNCIO AIRES

CRISTINA LUISA EICK, TIAGO JOSE DE SOUZA

Resumo


A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Stoner (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. No que se refere à liderança em Administração, Stoner (2004) ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise organizacional de uma empresa do ramo de varejo de eletrodomésticos, móveis e materiais de construção, na cidade de Venâncio Aires, entre março e junho de 2012.240 Primeiramente foi realizado um estudo bibliográfico das principais áreas da administração (Finanças, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Marketing e Serviços) e, após, foi feita uma entrevista com os gestores da empresa com a finalidade de identificar seus pontos fortes e fracos. Também foi realizado um estudo do ambiente externo relativo à área de negócios, identificando ameaças e oportunidades. Através desta pesquisa percebeu-se a importância que a empresa necessita dar às ferramentas da Administração, analisando todos os setores envolvidos no processo, tanto no ambiente interno, como de vendas, financeiro, de logística e controle de pessoas, como no ambiente externo, no que se refere a clientes, fornecedores e240 stakeholders. Observa-se que a empresa está bem estruturada, buscando inovações e melhores práticas administrativas, sempre atenta às mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças, o que é 240fundamental para uma organização que busca alavancar positivamente seus resultados.


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