ALFABETIZANDO PARA PESQUISA: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS E FUNDAMENTAL DA ESCOLA EDUCAR-SE/SCS-RS.

VALDEREZ MARIA KERN, SIMONE BEATRIZ RECKZIEGEL HENCKES

Resumo


A alfabetização científica pode contribuir para o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. A Escola de Educação Básica Educar-se desde o ano de 2005, tem o projeto Alfabetizando para Pesquisa, que engloba alunos de Anos Iniciais e do Ensino Fundamental. Tem-se toda estrutura dos laboratórios, espaços verdes da Universidade - UNISC - e conhecimento necessário para se instituir um processo de mudança e antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar e significar as atividades científicas desenvolvidas pela escola como um todo nos ambientes da Instituição. A compreensão de conceitos científicos é útil para a identificação das características estudadas e vividas no dia a dia de cada aluno. O objetivo do trabalho é despertar a curiosidade científica com os pequenos alunos, considerando estes, "nossos pequenos cientistas", fazendo com que eles aprendam a gostar e a interagir com o meio ambiente. São atendidos alunos da Pré-Escola até o 6° ano do Ensino Fundamental, separados em quatro grupos. Cada oficina tem duração de uma hora semanal. Durante estes momentos são realizadas atividades como trilhas ecológicas, experiências no Laboratório de Química, práticas com microscópios e lupas no Laboratório de Biologia, visitas na coleção de Zoologia da Universidade, dinâmicas nas áreas verdes em torno da escola. As normas laboratoriais como o uso do jaleco, cabelos presos também é proposto, enfim, toda e qualquer atividade que envolva questões ambientais e laboratoriais são oferecidas e, principalmente, sempre conforme a preferência dos próprios alunos. Os resultados são visíveis no cotidiano escolar e familiar, os professores notam a facilidade do entendimento com que estes estudantes assimilam o conteúdo das aulas quando trabalhados assuntos relacionados com o proposto no Alfabetizando, a facilidade durante as aulas práticas no laboratório, tanto na parte da observação quanto no manuseio de aparelhos eletrônicos. Os pais comentam como o comportamento sobre a conscientização muda após cada semana, um exemplo é a separação correta do lixo, são mais observadores ao se deparar com misturas de alguns compostos, enfim, um vasto relato a cada semana trabalhada. Alfabetizar para pesquisa é, sem dúvida, de extrema importância para a vida de cada aluno que participa, pois este consegue ver o mundo de uma forma mais consciente e responsável, pois tudo que aprende desde criança, será levado para toda sua vida, será um cidadão correto na sua sociedade e é o que precisamos para este século e os muitos que virão. O futuro está na mão dos nossos pequenos cientistas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.