BOLSISTA DO PROJETO "ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE" DESAFIOS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FRENTE AS PUÉRPERAS
Resumo
O período que transita entre o nascimento do bebê e os seus primeiros meses de vida destaca-se pelas emoções e dúvidas vivenciadas pelas mães. A maternidade é uma época que os sentimentos de insegurança e de alegria oscilam. O nascimento do bebê é uma ocasião emocionalmente vulnerável, principalmente para a figura materna, pois o bebê passa a receber todo o carinho e atenção que antes era exclusivamente direcionada à gestante. O início da adaptação à maternidade provoca nos pais sentimentos de insegurança frente às alterações que ocorrem no corpo da mulher e ao cuidado do bebê, levando à busca de apoio profissional. Entendendo essa situação de fragilidade, o Projeto de extensão e multidisciplinar "Atenção à Criança e ao Adolescente" desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc busca, dentre suas várias atuações, através da educação em saúde, orientar e discutir questões relacionadas à saúde das mães e dos bebês, procurando agir como agente de mudanças no cotidiano desses sujeitos internados na maternidade do Hospital Santa Cruz, um dos espaços de ação desse Projeto. Assim, este trabalho tem o objetivo de relatar os desafios ao desenvolver essas ações nessa maternidade. Para tanto, ao longo do período de atividades, enquanto bolsista, participou-se de encontros de capacitação com o grupo que constitui o Projeto "Atenção à Criança e ao Adolescente", de forma inter e multidisciplinar, ou seja, com bolsistas do Projeto, mas de diferentes cursos. Assim, guiados por professores orientadores, os bolsistas elaboravam as capacitações, apresentando-as a todos os integrantes do Projeto, fortalecendo o eixo de ações extensionista e interdisciplinar. Essas reuniões, além de subsidiar com discussões apoiadas em referencial teórico, possibilitavam uma maior aproximação entre os diferentes integrantes do Projeto, permitindo agregar conhecimentos de forma enriquecedora. Junto às puérperas nas enfermarias, através de conversas informais, também ocorriam as trocas de experiências e as ações desenvolvidas centravam-se no estímulo à amamentação, cuidados com o corpo da mulher e do bebê, além de responder dúvidas que emergiam. Cabe salientar que essas práticas, apesar de serem embasadas pela teoria discutida em sala de aula, reforçada nas capacitações oferecidas pelo Projeto e por pesquisas bibliográficas individuais, eram um grande enfrentamento acadêmico e pessoal, pois exigiam posicionar-se frente às puérperas e seus familiares e, acreditando na educação em saúde, defender e discutir questões para o cuidado. Entretanto, estes momentos destacaram-se como a melhor experiência como bolsista, pois ao partilhar informações e experiências com e entre as puérperas nas enfermarias, visualizava-se que essas eram bem-acolhidas, desencadeando, consequentemente, um sentimento de satisfação e instigando novas intervenções. Nesse sentido, a trajetória percorrida no Projeto "Atenção à Criança e ao Adolescente", proporcionou um conhecimento singular que influenciou num crescimento interior, permitindo observar e refletir, sob uma nova ótica, o contexto em que se vive e em que estão inseridos os beneficiados desse projeto, bem como compreender as necessidades de cada família, muitas vezes, banalizadas. Acredita-se que a participação, nesse Projeto de extensão, se refletirá positivamente tanto na vida acadêmica quanto pessoal e profissional.
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