PRINCÍPIOS DA INTEGRALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NO PET-SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

ALINE FERNANDA FISCHBORN, LUCIANO LEPPER, MARLA PEDROSO MARTH, VALERIA LOUZADA LEAL, WILLIAM FRANCO REZENDE, CAMILA SCHEREINER

Resumo


A Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que visa a uma atenção integral aos usuários deste sistema. Dentre os princípios do SUS, a integralidade de assistência é entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. Aliado a este conceito de integralidade, surge a abordagem interdisciplinar em saúde, que, por sua vez, caracteriza-se por distintos saberes articulados em um projeto comum, onde cada indivíduo envolvido em suas práticas profissionais possa buscar estratégias para que seja possível uma atuação integralizada, que contemple as múltiplas dimensões presentes nas questões da saúde e contribua para as transformações que se impõem nesse campo. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um relato de experiência dos bolsistas e voluntários dos cursos de Educação Física, Nutrição e Serviço Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) no projeto PET-Saúde Doenças Crônicas Não transmissíveis (DCNT), sob supervisão de um preceptor e de um tutor do projeto realizado em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) em conjunto com o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) no município de Santa Cruz do Sul - RS. O objetivo foi descrever a experiência dos acadêmicos dos princípios da integralidade e interdisciplinaridade na Atenção Básica. Os estudantes puderam vivenciar a rotina do serviço de saúde, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da ESF/NASF e identificar a realidade local, a importância da integralidade dos indivíduos no trabalho interdisciplinar possibilitando a troca de saberes, respeitando o saber do outro e desenvolvendo o olhar de outras áreas sobre um indivíduo e suas necessidades e condições de vida. As diferentes atividades desenvolvidas pelo grupo possibilitaram a oportunidade de formação acadêmico-profissional na linha da interdisciplinaridade relacionadas à Atenção Básica à Saúde, uma vez que as atividades foram desenvolvidas em conjunto com os estudantes e profissionais de diferentes áreas. Dessa forma, o PET-Saúde DCNT se inseriu nos conceitos e ações de integralidade e interdisciplinaridade considerando a proposta de integração do aluno junto à Atenção Básica. A implementação dos saberes técnicos científicos adquiridos junto à academia são inseridos no campo de prática, instigando dessa forma o desenvolvimento de um resultado de qualidade nas ações em saúde coletiva. Através destas atividades compreendeu-se que a integralidade é evidenciada na abordagem integral do indivíduo, nas práticas de saúde organizadas e na organização do sistema de saúde, entendeu-se que a interdisciplinaridade não pode ser desvinculada deste primeiro princípio, visto que para trabalhar o contexto social, familiar e cultural, garantir o cuidado longitudinal e integrar as ações de promoção, prevenção, reabilitação e cura é indispensável à interação entre diferentes saberes.


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