EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROTEÇÃO ÀS MATAS, REFLORESTAMENTO; UM PROCESSO EDUCACIONAL NAS FAMÍLIAS E NAS ESCOLAS.
Resumo
A Educação Ambiental (EA) deve estar presente em todos os níveis da Educação, não somente como transversalidade nas disciplinas escolares, pois EA, tem em seus princípios, a transformação social para que se possa viver num mundo melhor. Sendo assim, este artigo abordará assuntos relevantes sobre Educação Ambiental na atualidade. Um destes, de extrema importância ecológica, a questão de reflorestamento e a necessidade de preservação das matas nativas. Desenvolvido na EMEF Santuário, localizada no bairro Santuário em Santa Cruz do Sul, RS, com alunos dos sétimos, oitavos e nonos anos foi desenvolvido um estudo das espécies nativas existentes na área escolar. Foram encontradas e identificadas diversas espécies de árvores, a maioria nativa e bem-preservadas tais como: Jacaranda mimosifolia (5) Rollinia salicifolia (1), Cabralea canjerana (1), Eugenia uniflora (1), Diospyros inconstan (1) e Sapium glandulatum (1), além de outras espécies ainda não identificadas. Trabalho a ser feito posteriormente. Estas espécies foram pesquisadas pelos alunos que incentivados foram em busca do nome científico das mesmas, usando os meios possíveis de pesquisa, como livros e a internet. Pesquisado os nomes, foi praticada em diversos encontros, a forma correta de pronunciá-los. E a cada novo encontro são retomados os nomes, de maneira de fixá-los Feito isso, iniciou-se a confecção das placas com indicação das espécies reconhecidas em campo, utilizando material didático e ferramentas necessárias para tal. As placas foram pirografadas em madeira para ter maior durabilidade de conservação perante as adversidades e colocadas nas respectivas espécies arbóreas com auxilio de escada para subir nas mesmas. Também no mesmo projeto, foi realizado o plantio de mais outras espécies de árvores nativas do Sul do Brasil, como a Myrcianthes pungens e Psidium catleyanum. Os objetivos do projeto, discutir e sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do meio ambiente estão sendo alcançados, pois cada vez mais há um interesse maior por parte dos alunos quanto a questão de reflorestamento e a necessidade de preservação das matas nativas. Percebe-se também, a necessidade de se vivenciar o trabalho de campo com mais frequência no meio escolar, não somente trabalhar teorias em salas de aulas, mas colocá-las em prática. Assim sendo, este trabalho reflete melhoria no aprendizado, consciência ambiental e no convívio social dos educandos em sua relação com o meio ambiente em que vive. O aprendizado sobre educação ambiental deve levar o jovem a sentir o gosto pela pesquisa através de suas ânsias e curiosidades.
Apontamentos
- Não há apontamentos.