A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MOTORA COM OS ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA - UNISC/ APAE
Resumo
Introdução: O Projeto Natação para Portadores de Necessidades Especiais (PIRACEMA) realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), desde 1984 atende alunos com as mais diversas patologias. Objetivos: o presente estudo, de caráter descritivo exploratório, teve como objetivo verificar a idade motora dos alunos participantes do projeto, através da Escala de Desenvolvimento Motor - Rosa Neto (2002), comparando os testes de novembro de 2012 e maio de 2013. Metodologia: esta pesquisa contou com a participação de 13 alunos matriculados na APAE de Santa Cruz do Sul e participantes do Projeto Piracema, com idades entre 12 e 46 anos, sendo 7 do sexo feminino e 6 do sexo masculino. As aulas ocorrem três vezes por semana, sendo atendidas três turmas por dia, com 50 minutos cada aula. Os aspectos avaliados foram Motricidade Fina, Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial e Organização Temporal, comparando os resultados de novembro de 2012 e maio de 2013. Resultados: a partir das análises feitas com os resultados obtidos, pode-se perceber que a Idade Motora Geral (IMG) dos alunos, nos testes de novembro de 2012, tiveram como média 2,8±1,02 anos. Na Idade Motora Motricidade Fina (IM1), obtive-se valores de 3,8±1,5 anos; na Idade Motora Motricidade Global (IM2), 2,7±1,09 anos; já na Idade Motora de Equilíbrio (IM3), os valores obtidos foram de 2,4±1,1 anos. Ao se analisar a Idade Motora de Esquema Corporal (IM4) dos alunos, obtem-se o resultado de 2,9±1,5 anos; na Idade Motora Organização Espacial (IM5), 3±1,8 anos e, por último, na Idade Motora Organização Temporal (IM6), 2,1±1,4 anos. Ao se analisar os dados dos alunos, obtidos através dos testes de maio de 2013, pode-se notar que a Idade Motora Geral (IMG) teve por média 3,1±1,03 anos. A Idade Motora Motricidade Fina (IM1) teve idade de 3,9±1,3 anos; a Idade Motora Motricidade Global (IM2), de 3,1±1,09 anos, e a Idade Motora de Equilíbrio (IM3) de 3,03±0,8 anos. Nas baterias de Esquema Corporal (IM4), os valores apresentados foram de 3,03±2,1 anos; Organização Espacial (IM5), 3,1±1,4 anos e a Idade Motora de Organização Temporal (IM6), os valores foram de 2,5±1,1 anos. Conclusão: através de todos os resultados analisados, pode-se concluir que houve um aumento em todas as médias das Idades Motoras dos alunos, na comparação de novembro de 2012 e maio de 2013. Desde a Idade Motora Geral até a Idade Motora Organização Temporal (IM6), todos evoluíram nos seus resultados. Isso mostra que o trabalho realizado com os alunos da APAE de Santa Cruz do Sul está obtendo resultados positivos, apesar de cada aluno possuir suas limitações. Nesta pesquisa, não foi levada em consideração a Idade Cronológica de cada aluno, nem a sua patologia. O resultado dessas pesquisas acompanha a satisfação dos envolvidos, que podem perceber o quão importante e influenciador é seu trabalho na vida dessas pessoas.
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