"VIVÊNCIAS EM SAÚDE: APROXIMANDO A TEORIA DA PRÁTICA": FORMAÇÃO NA ÁREA DE ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO
Resumo
Introdução: A Interdisciplinaridade tem fundamental papel na superação da fragmentação do conhecimento, implicando uma troca entre especialistas de vários campos, a fim de melhorar a compreensão da realidade. As áreas de gerontologia e geriatria buscam formar profissionais com uma visão interdisciplinar que qualifica o atendimento ao idoso em sua multidimensionalidade. Dentro desta perspectiva a UNISC lançou o curso "Vivências em Saúde: Aproximando a Teoria da Prática (CVS)" que foi realizado em 2012, com total de seis encontros, com 28 inscritos (medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e farmácia), abordando temas comuns à área do Envelhecimento Humano (hipertensão, diabetes, demência, depressão, entre outros). Objetivos: Geral: Analisar o resultado do CVS; Específicos: verificar a qualidade do curso conforme a visão final dos participantes, estudar o discurso de avaliação dos integrantes do curso. Material: Análise dos formulários ("Aprendizado em experiência interdisciplinar (EI)"; "Aspectos positivos e negativos em EI"; "Sugestões para resoluções de problemas interdisciplinarmente") aplicados no último encontro do CVS. Métodos: Análise do conteúdo dos formulários, categorizando-se as respostas em pontos positivos ou negativos e sugestões com suas subcategorias. Resultados: Subcategorizaram-se os pontos positivos em aprendizado ("nem tudo é tão fácil quanto falamos, idealizamos e lemos; colocar em prática foi uma ótima experiência"); em relação à multidisciplinaridade ou interdisciplinaridade ("saber que cada profissional é importante e necessário na resolutividade e que vários olhares, ou vários saberes, se entrelaçam"); e em compartilhamento de informações ("aprender questões não vistas no próprio curso"). Subcategorizaram-se os pontos negativos unicamente em assiduidade ("no início do curso havia muitos participantes e ao longo do tempo, o número reduziu significativamente"), verificou-se que o período de realização do curso e o turno não foram os mais adequados para todas as áreas envolvidas. Conclusão: O estreitamento das relações nos cursos da saúde é fundamental, para se aprimorar o tratamento dos pacientes idosos e para aproximar os acadêmicos da prática clínica, fora do ambiente universitário. O CVS mostrou-se de extrema importância e muito bem quisto pelos acadêmicos da área da saúde, por abranger justamente a realidade profissional que irão enfrentar após formados. Assim, é necessário fomentar cada vez mais a interdisciplinaridade entre as áreas da saúde, como estratégia para fortalecer os vínculos profissionais e as trocas de conhecimento, que favorecerão as equipes multiprofissionais e os pacientes atendidos por essas equipes.
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