TREINAMENTO SOBRE INSULINOTERAPIA DESENVOLVIDO PELO PET-SAÚDE REDES DE ATENÇÃO PARA EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE SANTA CRUZ DO SUL - RS

CLAIRTON EDINEI DOS SANTOS, DAVI CARLOS BRUN, JAQUELINE DE OLIVEIRA, LIA GONÇALVES POSSUELO, LUCIA BEATRIZ DOS SANTOS FURTADO, LUCIANO LEPPER, MARIBEL JOSIMARA BRESCIANI, GREICE RAQUEL DETTENBORN

Resumo


O PET-Saúde Redes de Atenção na área de Assistência às Doenças Crônicas Não Transmissíveis desenvolve ações em Santa Cruz do Sul, tendo como um dos objetivos capacitar equipes de saúde multiprofissionais, buscando a melhoria na qualidade dos serviços públicos de saúde. A educação permanente em saúde é uma estratégia de investimento na qualificação profissional para superar as deformações e deficiências na formação dos trabalhadores da saúde. É importante educar equipes de saúde da família, para que instruam corretamente os pacientes. O diabetes é uma doença crônica com elevadas taxas de morbimortalidade. Em portadores de diabetes, a compreensão da doença e do tratamento oferece subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas, motivando uma boa aceitação da sua doença e correta adesão ao tratamento. Considerando a importância da atuação da equipe de saúde junto aos diabéticos usuários de insulina, o presente estudo teve como objetivo avaliar um treinamento educativo sobre insulina, desenvolvido por pesquisadores do PET-Saúde, para profissionais da saúde da família referente à insulinoterapia. Foram aplicados treinamentos educativos para duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. A primeira equipe a receber a intervenção educativa foi denominada de Equipe A e a segunda de Equipe B. Participaram oito profissionais na Equipe A e 10 na Equipe B. Ambas as equipes eram compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, estagiários e agentes de saúde. O treinamento constou de aula dialogada, utilização de recursos visuais e demonstrações práticas, abordando a forma correta de transportar, armazenar, preparar e aplicar insulina. Antes dos treinamentos, aplicou-se um teste para avaliar o conhecimento prévio dos profissionais sobre o assunto (pré-teste). Após a intervenção, as mudanças de suas representações sobre o tema foram examinadas (pós-teste). A avaliação do sucesso do treinamento foi realizada através da comparação do percentual de acertos antes e após a intervenção educativa. Verificou-se um aumento no percentual de acertos de 63,2% no pré-teste da Equipe A para 81,3% no pós-teste. Já na Equipe B, o percentual de acertos no pré-teste foi 58,58% e no pós-teste 83,33%. A aplicação do treinamento acarretou em aumento com significância estatística no percentual de acertos das duas equipes analisadas, reiterando a importância do processo educativo. Este resultado aponta que o processo de construção do conhecimento através de treinamentos traz resultados satisfatórios, incrementando o conhecimento dos profissionais. É importante que eles estejam informados a respeito do diabetes, elaborando estratégias para promover o conhecimento e habilidades para o autocuidado do diabético. Programas como o PET-Saúde são muito importantes para colaborar no incremento dos conhecimentos das equipes multidisciplinares. No que se refere à insulinoterapia, a aplicação deste treinamento nas duas ESFs permitiu ampliar os conhecimentos dos profissionais sobre este assunto, permitindo que os mesmos possam orientar corretamente seus pacientes diabéticos usuários de insulina. Baseado no sucesso desta experiência, pretende-se ampliar este treinamento específico para todas as ESFs do município, permitindo a promoção da integração entre universidade, serviço e comunidade, e preparando os profissionais para atuarem com mais conhecimento junto à população diabética.


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