DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DOPROJETO COPAME - UNISC: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

CAROLINE LUCIA STULP, CLAUDIA DANIELA BARBIAN, SANDRA MARA MAYER

Resumo


Introdução: O Projeto COPAME é resultado da parceria da Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor com a Universidade de Santa Cruz do Sul. O projeto extensionista conta com a participação de diferentes cursos, Educação Física, Psicologia, Odontologia e Ciências Contábeis, através do qual beneficiam, em cada área específica, os abrigados da instituição. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento motor em crianças com vulnerabilidade social, no intuito de identificar quais as áreas de maior déficit e a classificação geral do seu desenvolvimento motor, relacionando as idades motoras (IM) às respectivas idades cronológicas (IC), para melhorá-los e possibilitar melhor condição para os indivíduos. Metodologia: A amostra foi composta por vinte e quatro crianças, sendo onze do sexo masculino e treze do sexo feminino, com idade entre 2 e 11 anos, todos participantes do Projeto COPAME - Educação Física. As crianças foram avaliadas no período entre abril e maio de 2013. Para a avaliação motora utilizou-se o protocolo de Testes da Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002). Os aspectos avaliados foram Equilíbrio e Esquema corporal/Rapidez. Principais resultados: Ao analisarmos os resultados comparativos entre idade cronológica e idade motora das áreas específicas, no aspecto Equilíbrio, 19 dos indivíduos estão com níveis abaixo do indicado, 1 apresenta idade motora ideal e 4 estão com níveis superiores ao esperado para sua idade. Referente ao Esquema Corporal, 7 dos indivíduos apresentam resultados superiores aos esperados para a sua idade, 4 estão com a idade motora geral ideal e 13 alcançaram resultados inferiores aos esperados. De maneira geral, verificou-se que nos aspectos avaliados, Equilíbrio e Esquema Corporal, os participantes apresentaram idades motoras com médias de 88,25 meses e 90,0 meses respectivamente. Pode-se verificar, desta forma, um atraso de 12,95 meses para o Equilíbrio e de 11,2 meses para o Esquema Corporal em relação à idade cronológica média das crianças que é de 101,2 meses. Com relação ao quociente motor, as crianças apresentaram índice de 87,25 na área do Equilíbrio e de 88,54 no Esquema Corporal, classificado como normal baixo. Conclusões do trabalho: Com base nos dados obtidos, podemos concluir que a maioria dos indivíduos desse estudo apresenta algum tipo de déficit em relação ao desenvolvimento motor. Desta forma, ações intervencionistas como a do Projeto COPAME - Educação Física torna-se imprescindível, pois as de aulas de Educação Física orientadas trazem melhorias aos aspectos que se encontram em detrimento, possibilitando o desenvolvimento da criança em toda a sua dimensão.


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