APRESENTAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA BODUÁ MODA ÍNTIMA.
Resumo
Para Sampaio (2004), o planejamento estratégico é um processo dinâmico e necessariamente flexível, a fim de incorporar as mudanças imprevistas do ambiente. Desta forma, as empresas não devem apenas esperar que as coisas aconteçam, os empreendimentos devem fazê-las acontecer, devem ser proativos, devem fazer as mudanças. Las Casas (2011) conceitua o planejamento como a ferramenta para delinear as formas de atingir os objetivos desejados. De acordo com Sampaio (2004), a primeira condição para utilizar o planejamento estratégico é a consciência da sua necessidade e importância. As organizações não podem deixar que desculpas, como: agora não é o momento propício, vamos esperar passar as dificuldades, o ambiente ainda é muito instável ou estamos passando por uma recessão, impeçam sua implementação, pois sempre haverá uma pendência ou dificuldade, e esperar que todas se resolvam fará com que a empresa nunca elabore o plano. O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um planejamento estratégico para a empresa Boduá Moda Íntima, sendo os objetivos específicos: estabelecer o negócio, a missão e os princípios da empresa; verificar a intenção estratégica da empresa: visão; identificar o ambiente interno e externo: matriz estratégica; observar fatores essenciais do negócio; apontar objetivos, metas, estratégias e ações; realizar a verificação de consistência. Foi realizado um estudo bibliográfico que possibilitou descrever a evolução histórica da estratégia e do planejamento estratégico, bem como suas definições e as etapas fundamentais para a sua elaboração. Após, foi elaborado um roteiro pré-estabelecido para a entrevista que teve como finalidade coletar dados e informações do ambiente interno da empresa, e qual o entendimento que a proprietária possuía do Planejamento Estratégico. Também foi realizado um estudo do ambiente externo relativo à área de negócios, identificando ameaças e oportunidades. Através deste trabalho foi possível observar que a empresa possui como pontos fracos a falta de investimento em marketing, a restrição das ações de divulgação apenas por mídia digital (facebook), e não considera outras lojas que vendem os mesmos produtos, porém com estrutura diferente, como seus concorrentes indiretos. Por outro lado, ressalta-se o grande conhecimento que a proprietária possui no ramo de moda íntima, oferecendo um mix de produtos bem variados e de altíssima qualidade, preocupando-se sempre com a excelência no atendimento, proporcionando a satisfação de seus clientes. Cabe evidenciar, ainda, os rigorosos controles financeiros que são mantidos na empresa, possibilitando o crescimento consciente da mesma. Os estudos realizados neste trabalho permitiram que fosse verificada na prática a construção de um planejamento estratégico, e a importância do uso dessa ferramenta que reside na constante necessidade de adequação da organização à dinâmica do mercado, que é cada vez mais competitivo.
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