RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: PROPOSTA DE UM PLANO DE AÇÃO PARA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO SOCIAL EMPRESARIAL
Resumo
Os desafios da pesquisa acadêmica no campo de estudo sobre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) são muitos, especialmente no que se trata de corporações transnacionais localizadas em países em desenvolvimento. Neste sentido, perpassam questões sobre o papel destas organizações diante das sociedades; sobre a ética empresarial; o marketing de construção e afirmação do nome de uma organização em um determinado território, seja ele local, regional ou global; além daquelas relativas aos objetivos, à eficácia e eficiência das ações desenvolvidas. A RSC é um tema atual sendo que, contemporaneamente, a complexidade dos negócios levou as organizações a ampliarem seu papel social, valorizando ainda mais esse tema. A RSC deixou de ser uma ação isolada da empresa e passou a fazer parte da administração estratégica. No entanto, as empresas não têm recebido feedback dos investimentos sociais que realizam, a fim de avaliar quão eficazes são para a comunidade e para o próprio negócio. O trabalho de pesquisa desenvolvido objetivou propor um plano de avaliação - o qual poderá, com um esforço de pesquisa mais aprofundado, traduzir-se em uma metodologia - das ações sociais a serem desenvolvidas pela empresa Japan Tobacco International (JTI), fundamentadas na estratégia Grower Community Programs (GCP), com base em pesquisas sobre metodologia e indicadores de desempenho existentes. Ao realizar a avaliação das ações sociais que desenvolveu, a empresa terá conhecimento de qual é o impacto da respectiva ação sobre o público-alvo, se houve melhoria das condições de vida das pessoas da comunidade, e, por outro lado, se a imagem corporativa foi valorizada, se houve melhoria no relacionamento com os stakeholders envolvidos, e, finalmente, se a ação gerou benefícios mútuos. Com a pesquisa realizada, ficou claro quão importante a RSC tem sido para as empresas multinacionais em geral, uma vez que antes essas empresas eram tidas como exploradoras dos recursos, dos mercados e dos lucros da região onde se estabeleciam, e hoje desenvolvem ações que demonstram comprometimento com o território onde estão instaladas e com as comunidades que dele fazem parte. Portanto, a finalidade da avaliação da ASE definitivamente não é, ou não deveria ser, apenas o reconhecimento da imagem de 'boa empresa', e sim do compromisso e da continuidade de uma atuação socialmente responsável, para alcançar uma atuação ideal em termos de RSC. A RSC deve ser encarada como uma competência, algo natural, e não como um esforço da empresa para atender às necessidades do mercado.
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