A HUMANIZAÇÃO DA GEOGRAFIA A PARTIR DE UM OLHAR HISTÓRICO

ADRIANO PANATIERI DOS SANTOS, AMANDA ASSIS DE OLIVEIRA, ANDERSON LUIZ DOS SANTOS, CRISTINA EBERT, MARCELO TATSCH, ERNESTO LUIZ ALVES

Resumo


Nossa intenção neste trabalho é contribuir para o debate sobre a humanização da geografia, que expande o horizonte para além do mero contexto físico brasileiro. Para isso, foi utilizado o método interdisciplinar, entre as disciplinas de Geografia e História, baseando-o teoricamente em renomadas bibliografias, tanto históricas quanto geográficas, ou seja, os autores Pedro Demo e Milton Santos. O objetivo geral é demonstrar que a partir da ideologia humanística do professor Milton Santos a geografia deu uma guinada em suas reflexões acerca de um passado histórico. O objeto do estudo geográfico era exclusivamente a análise quantitativa e/ou física dos fatos. Com isso, a contribuição do professor Pedro Demo, que prega seus três pontos, sendo esses, o ensino, a pesquisa e a extensão, como base para uma universidade de caráter humanitário e inclusivo é um dos nossos motes nesse trabalho. Esse tripé teórico é realçado com a utilização da interdisciplinaridade, que consegue congregar sobre um mesmo objetivo pedagógico várias disciplinas diferentes entre si, mas que contribuem de maneira equânime quando instadas a responder sobre um mesmo conteúdo. Queremos demonstrar também, a partir dessa dinâmica, que ao se utilizar do método interdisciplinar, nesse caso com a geografia e história, é possível desenvolver de maneira mais abrangente tópicos de discussão como a humanização da geografia a partir de um olhar histórico. Especificamente, no que tange às contribuições sobre as práticas interdisciplinares e à resolução de problemas delas decorrentes. O projeto está composto de várias linhas de atuação. Abordaremos o trabalho que teve a utilização da história como arcabouço e base para montar questionários incluindo bolsistas, alunos e professores do projeto, com o intuito de disseminar a ideia de integração e trocas entre disciplinas, estabelecer práticas e rotinas pedagógicas específicas dentro de um ambiente interdisciplinar, capacitar para essa prática ampliando suas possibilidades cognitivas; instrumentalizar para a convivência em um mundo mais globalizado e conectado aplicando os recursos das diversas mídias; capacitar os bolsistas do projeto a criarem a cultura da pesquisa voltada não apenas à práxis, mas alargando o horizonte, desenvolvendo uma visão mais holística; e, também, estimular a pesquisa dos problemas existentes nas atividades interdisciplinares. Para desenvolver o presente trabalho, a metodologia adotada foi a realização de uma oficina, na qual o público-alvo foi a turma de adolescentes do ensino médio de uma escola estadual do município de Santa Cruz do Sul, provocada a expor suas opiniões sobre o assunto em pauta. Posteriormente, foram aplicados questionários distintos para grupos de alunos diferentes, explanando as suas opiniões para relatar aquilo que haviam de fato entendido e sintetizado sobre o tema. Com essa dialética, o assunto tomou novas dimensões e contornos tanto didáticos quanto humanos. Diante do exposto, concluímos que esse trabalho contribui para o debate sobre a prática interdisciplinar vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / UNISC, junto à Escola Estadual Luís Dourado de Santa Cruz do Sul - RS, utilizando como fundamento teórico as obras dos professores Pedro Demo e Milton Santos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.