ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO LETRAMENTO: ATIVIDADES COM O ALFABETO
Resumo
No primeiro semestre do ano de 2013, trabalhamos na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada no Bairro Cohab-Independência, da Cidade de Santa Cruz do Sul. Ingressamos nesta escola através da bolsa Capes-Pibid/UNISC, atendendo na modalidade Oficina de Aprendizagem, reunindo o grupo em uma sala disponibilizada pela escola, no turno inverso do turno regular. Primeiramente tínhamos em nosso grupo em torno de sete (7) alunos de 2o e 3o ano do Ensino Fundamental. Com as testagens realizadas conseguimos concluir que a maioria destes alunos apresentavam dificuldades em reconhecer e utilizar o alfabeto. Iniciamos então com o grupo algumas atividades relacionadas ao processo de construção deste conhecimento, pois não basta que o alfabeto esteja afixado nas paredes da sala de aula, é preciso mobilizar e problematizar o uso das letras nos contextos de leitura e de escrita.Trabalhamos com o Alfabeto Móvel, como suporte para essa aprendizagem, confeccionado pelos próprios alunos. Durante a confecção íamos realizando alguns questionamentos com sobre o uso do material. Foram realizadas atividades como distribuir diversas imagens e propor a eles que escrevessem a imagem utilizando o alfabeto móvel e depois, copiar a palavra no caderno. Os alunos também escreviam as palavras no quadro como uma forma de discutirmos a sua forma convencional de escrita e leitura. Realizaram a escrita de frases utilizando o alfabeto móvel, com o objetivo de auxiliar na escrita e na interpretação. Este trabalho enriqueceu nossas aulas, tornando-se uma excelente estratégia para os alunos refletirem sobre a base alfabética, utilizando as letras móveis como suporte. Os jogos de alfabetização são um recurso importante para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, que ainda apresentam bastante dificuldade na leitura e escrita.. Outra atividade realizada foi a montagem do alfabeto pelas próprias crianças, a partir de recortes de jornais e revistas. Em grande grupo, pesquisaram letras, recortaram e fizeram a colagem das mesmas no caderno, observando a ordem alfabética convencional. Essa atividade impulsionou a problematização, a curiosidade, a capacidade de percepção visual, a troca de experiências e o esclarecimento das dúvidas. Com isso, as aulas de alfabetização ficam mais interessantes e as crianças não se sentem pressionadas pela obrigação de aprender a ler e escrever, mas o processo vai acontecendo de forma gradual, sem muitas regras que deixem os alunos tensos. À medida que forem dominando o alfabeto, as letras devem aparecer de outras formas. O processo de aprendizagem dos alunos mostra avanços. As professoras estão trazendo questões bem positivas para nossos encontros. Essa socialização entre bolsistas e professoras faz com que as possibilidades de troca melhorem o processo de ensinar e aprender.
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