PIBID E ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MENINO DEUS: PASSANDO CONHECIMENTOS DE LÍNGUA ESPANHOLA

ANDREIA JANICE SEVERO, TIARAJU CUNHA LOPES, VERA LUCIA SILVA TRAVI

Resumo


O presente trabalho surge como um relato das atividades realizadas nas oficinas de Língua Espanhola, ministrada por alunos da graduação em Letras Espanhol da Unisc, na E.M.E.F Menino Deus. O grupo de trabalho é composto por alunos credenciados no subprojeto dessa área, coordenado pela professora Vera Lucia Silva Travi e conta com o apoio de professores/supervisores credenciados pelo PIBID, que estão presentes nas escolas. O público atendido concentra alunos das séries finais do ensino fundamental. Eles são recebidos no turno da tarde e estão organizados em turmas multisseriadas, com diferentes conhecimentos e concepções da língua, já que para muitos este é o primeiro contato com esse idioma. De forma geral, os alunos são convidados por professores/supervisores e bolsistas do PIBID em suas visitas periódicas. Entre as atividades realizadas estão leituras de diálogos, jogos online, montagem de quebra cabeças, produção de cartazes e atividades de visualização e oralidade. Entre os objetivos está o de repassar conhecimentos básicos do idioma através de atividades diferenciadas, de forma lúdica. Envolvendo pequenos grupos, procura-se repassar o vocabulário, posteriormente a gramática e aspectos culturais. Entre as facilidades encontradas está o apoio da coordenadora e supervisoras, o fornecimento de materiais para trabalho, flexibilidade de horários, entre outros. Entre as dificuldades está a infrequência dos alunos, que devido a outros programas educacionais (Mais Educação e outros subprojetos do PIBID) e atividades escolares (gincanas, semana da escola, eventos fora da escola) acabam faltando bastante, até mesmo pelo fato de sua presença não ser obrigatória. As atividades ocorrem em oficinas realizadas nas quartas-feiras. Antes de ministrar as oficinas os alunos se preparam em reuniões semanais na universidade, durante o turno da manhã, com a coordenação da professora, para estudar as propostas pedagógicas, problemas enfrentados, troca de materiais, questões burocráticas referentes ao projeto e leitura de clássicos literários da Língua Espanhola. Ainda não há conclusões precisas, pois o trabalho está em andamento, mas percebe-se o gosto pelo idioma, até então desconhecido para a maioria. O projeto é novo na escola, tendo em vista que a mesma não tem em sua grade curricular a disciplina de Língua Espanhola. Além de novos conhecimentos para os alunos da Escola Menino Deus, o programa facilita a prática docente para alunos da graduação, que até então tinham contanto com o ambiente escolar somente em seus estágios obrigatórios.


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