LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM: O ESPAÇO DO ALUNO FAZER ACONTECER A APRENDIZAGEM

CASSIA LUTIANE MORAES GOULART, FABIANE ALVES DA SILVEIRA, IVONNE MARIA GASSEN

Resumo


O ambiente característico do laboratório de aprendizagem é ser uma extensão da sala de aula, ou seja, através das oficinas do laboratório pretende-se fornecer direta ou indiretamente subsídios às estratégias do professor titular. Dessa forma, o laboratório pode ser percebido como um ambiente que torna a construção de conhecimento um ato individual e/ou coletivo, dentro das possibilidades de cada aluno, dispondo a eles recursos didáticos- pedagógicos que os auxiliem no processo de aprendizagem. Sabe-se muito bem que desenvolver conceitos que envolvem a Matemática com os alunos está cada vez mais difícil, pois não basta o professor ter conhecimento sobre o conteúdo, ele precisa / deve fazer uso de materiais concretos, fazendo uma ponte entre o dia a dia do aluno e a prática em sala de aula, para que assim possa tornar a aula mais significativa.

Nesse contexto de construção de conhecimento, nem toda forma de apropriação ocorre diretamente no que propõe o professor titular ou o bolsista, dessa forma as oficinas do PIBID/UNISC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Santa Cruz do Sul) realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus em Santa Cruz do Sul, mantém um caráter onde o aluno é parte fundamental do processo de construção de conhecimento, bem como toda contribuição do aluno vem a calhar no sentido de aflorar em nós, construtores e formadores do pensar, a necessidade de se perceber as relações que os alunos fazem da matemática em seu cotidiano e o quão formadora, transformadorae enriquecedora são as trocas de vivências. No caso, a construção de cartões com linhas - um trabalho minucioso, delicado e bonito - realizado por um dos alunos da oficina em seus encontros fora da escola (em suas relações pessoais), que quando demonstrado aos colegas serviu não somente para que pudessem confeccionar os cartões e trabalhar geometria, mas também demonstrar as relações fundamentais da matemática em seu cotidiano e ressaltar que aquilo que o aluno traz para a sala de aula não pode ser ignorado, nem tampouco descartado.

O laboratório de aprendizagem realizado é uma experiência válida, pois os educandos com suas vivências acrescentam em nossas atividades, bem como em nossa formação docente, onde a troca de saberes é algo que ultrapassa as portas da sala de aula e vai ao encontro dos anseios do aluno, bem como de nós bolsistas na tentativa de construir coletivamente uma aprendizagem significativa.

.................................................................................




Apontamentos

  • Não há apontamentos.