RODAS POÉTICAS: ENCONTROS NARRATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SANDRA REGINA SIMONIS RICHTER, TAMIRIS ZINN

Resumo


O projeto de pesquisa "Dimensão Poética das Linguagens e Educação da Infância", vinculado ao grupo de pesquisa Linguagens, Cultura e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, desenvolve estudos que focalizam a imaginação poética em sua abertura ao poder inventivo das linguagens enquanto poder alimentado pelo corpo operante no instante da ação no e com o mundo (RICHTER, 2005). A confluência entre literatura e artes plásticas problematiza, nas ações educativas com crianças pequenas, a tendência escolar de separar as linguagens para destacar a experiência lúdica do corpo e, nos processos de aprender, destacar o poder inventivo do gesto e inaugurar sentidos agindo no mundo - falando, desenhando, cantando, escrevendo, pintando, modelando, construindo objetos, como modo de aprender a interpretar e valorar o mundo em narrativas. Para enfrentar a tradição de conceber a linguagem como representação de mundo, a pesquisa aproxima as fenomenologias de Bachelard (imaginação poética), de Merleau-Ponty (corpo operante) e de Ricoeur (ação narrativa) da concepção de ludicidade em Huizinga (2004). O objetivo é desenvolver estudos voltados para ações pedagógicas comprometidas com o esforço lúdico da conquista de repertórios com crianças desafiadas a transformarem, brincando, a materialidade do mundo pelas provocações ao corpo e seu poder de estar e agir em linguagens. Para tanto, o grupo vem investindo em fundamentação teórico-metodológica no que se refere à ação educativa de planejar e realizar mediações lúdicas, através de rodas poéticas no espaço e tempo do ateliê. O termo "poético" remete ao termo grego poïein - o vigor do agir - como elemento fundamental não apenas dos fazeres mas de tudo isto que é vida narrada enquanto história em sua acepção de devir. O discurso poético diz respeito a ação de refazer o mundo dado: rearranjando, recontando, ficcionalizando, isto é, ao poder de produção de sentido (RICOEUR, 2002). Diz respeito à ludicidade do esforço - à tensão - da conquista (alegria e divertimento) e não à respostas previamente dadas ou ao acaso das circunstâncias. Em 2012, o grupo organizou ações com pintura, literatura, desenho, modelagem e poesia, e promoveu encontros com crianças entre quatro e cinco anos e suas professoras, de uma escola municipal de educação infantil, no ateliê do Memorial da UNISC. A metodologia no ateliê sustenta-se num processo de interação propositiva intensa entre as crianças e os adultos e envolve, no primeiro momento, a oferta de ações planejadas e organizadas para o encontro com a cor, a luz, a sombra, o traço, a argila, a poesia, e no segundo, a ampliação de repertórios das crianças e suas professores através de "rodas poéticas". As experiências lúdicas vividas entre crianças e adultos no ateliê permitem constatar que a intencionalidade de repetir as mesmas ações - vocalizar e escutar poesias, desenhar, pintar e modelar - através de diferentes rodas: no chão, nos cantos, em volta das mesas ou dos retroprojetores, favorecem aprendizagens de produção de narrativas que vão tecendo os encontros pelo poder inventivo das fabulações e a força construtiva das mãos e da voz. A inclusão do ateliê, através da composição de rodas poéticas, redimensiona o planejamento na educação infantil porque afirma a importância da interrelação entre as linguagens que se provocam reciprocamente.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.