ANALISE DO CADASTRO HIPERDIA DE PACIENTES DA UNIDADE BASICA DE SAÚDE - POSTO CENTRAL: UMA AÇÃO DO PET SAÚDE
Resumo
O HIPERDIA é um sistema desenvolvido em 2002, que permite o monitoramento dos pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e/ou Diabetes Mellitus (DM), podendo-se assim oferecer uma atenção continuada e qualificada aos mesmos, onde são geradas informações para a aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos, de forma regular e contínua, a todos os pacientes cadastrados no programa tendo, por sua vez, uma ênfase na rede de Atenção Primária à Saúde (APS) no país. Por meio do Pro Pet Saúde, o qual é um projeto realizado em parceria com Ministério da Saúde que foi e vem sendo formulado e desenvolvido a partir das políticas nacionais de educação superior, visando uma melhor formação dos profissionais da saúde em progressiva articulação e integração. O grupo Pro Pet Saúde Redes de Atenção: Doenças Crônicas não Transmissíveis de Rio Pardo, resolveu pesquisar sobre o cadastro do hiperdia de uma determinada população da cidade, objetivando analisar a demanda de atendimentos realizados, cadastrados no hiperdia no período de agosto à dezembro de 2012, na UBS Posto Central de Saúde de Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil, além de quantificar a presença de alteração da pressão arterial e glicose desta população. A pesquisa realizada é de característica quantitativa, tendo como critério de inclusão cadastros hiperdia da UBS Posto Central de Rio Pardo e como critério de exclusão registros que fugissem do período entre julho e dezembro de 2012. A coleta ocorreu no período de 5 a 12 de junho de 2013, no ESF Jardim Boa Vista, através dos registros fornecidos pela UBS Posto Central para concretização da pesquisa. A pesquisa realizada mostrou número total de 1420 atendimentos: no mês de julho 204 atendimentos foram efetivados, sendo 121 atendimentos de HAS, 7 atendimentos de diabéticos e 76 atendimentos de hipertensos e diabéticos. No mês de agosto obteve-se 280 atendimentos, sendo que 115 foram a hipertensos, 22 a diabéticos e 93 a hipertensos e diabéticos. No mês de setembro 235 atendimentos foram realizados, sendo 111 atendimentos a hipertensos, 93 atendimentos a diabéticos e 29 atendimentos a hipertensos e diabéticos. No mês de outubro se obteve 318 atendimentos, sendo 155 atendimentos a hipertensos, 143 atendimentos a diabéticos e 20 atendimentos a hipertensos e diabéticos. No mês de novembro, 196 atendimentos foram realizados, sendo 84 atendimentos a hipertensos, 56 a diabéticos e 13 a hipertensos e diabéticos. No mês de dezembro realizou-se 187 atendimentos, sendo 84 atendimentos a hipertensos, 61 atendimentos a diabéticos e 42 a hipertensos e diabéticos. Desse total de atendimentos, 258 pacientes apresentaram um nível elevado de PA, e dos 481 pacientes que tiveram sua glicose verificada, 301 apresentaram também resultado elevado.
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