INSERÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROJETO SEMEAR AMIGOS DO BAIRRO SANTA VITÓRIA

CAMILA DEUFEL, KAREN PIMENTEL BITTENCOURT, ROSANGELA FONTOURA DA CRUZ

Resumo


O Projeto Semear Amigos iniciou em 2005, por meio de uma parceria da Unisc com a empresa Pioneer. Foram realizadas dez edições do projeto, estando agora em sua 11ª edição. O projeto é composto por uma equipe multidisciplinar, contando com professores e alunos bolsistas da Assistência Social, Biologia, Educação Física, Informática e Psicologia. O foco principal do projeto é contribuir para a inclusão social e o exercício da cidadania, por meio da mobilização comunitária no bairro Santa Vitória. A Psicologia, inserida neste projeto, visa desenvolver um trabalho integrado com as demais áreas de atenção básicas às crianças e adolescentes do bairro, com vistas à prevenção do risco social, ao desenvolvimento da autonomia e ao protagonismo dos jovens. Também é objetivo: coordenar grupos operativos como estratégia para a promoção de espaços de encontro, de escuta, troca e criação de novos modos de ser e se reconhecer, como parte atuante da comunidade a que pertencem; oferecer escuta e contexto adequados e sigilosos para a expressão das emoções, sentimentos e conflitos; disponibilizar-se ao mergulho na cultura do bairro, pois a qualidade do contato e do vínculo vai ser à base do trabalho. A metodologia do trabalho é inspirada na teoria dos grupos operativos de Pichon Riviére, que definiu Grupo Operativo como "um conjunto de pessoas com um objetivo em comum" (Pichon Riviére, 1998). O autor denomina o objetivo comum dos grupos como Tarefa, ou seja, cada grupo se reúne e se constitui como grupo para realizar a tarefa/objetivo comum que lhe compete. O mote do Grupo Operativo é a dialética do ensinar-aprender, onde cada integrante do grupo tanto aprende como também é sujeito do saber. Todo saber é importante, tanto pode ser uma técnica, como a experiência de vida de alguns dos integrantes. Foram constituídos dois grupos com crianças e adolescentes. Os dois grupos são abertos e permanentes. Isso quer dizer que os integrantes podem entrar e sair em qualquer tempo, não tendo a princípio um número limite de participantes. Todas as outras atividades funcionam como atividades complementares e giram em torno das necessidades dos atendidos. Outra estratégia metodológica está relacionada à utilização de recursos artísticos para favorecer a expressão e a invenção de novas possibilidades de vida. Ao longo dos três meses de atividades da Psicologia desenvolvidas no projeto que, inicialmente, encontrava-se ligado ao Programa Mais Educação da E.E.E.M. Nossa Senhora da Esperança, houve diversas modificações na estrutura das atividades, sendo que agora o projeto se encontra desvinculado deste Programa. A partir do segundo semestre o trabalho passou a ser desenvolvido na nova sede. Com as novas inscrições e, consequentemente, com a reconfiguração dos grupos, um novo momento de vinculação e identificação com o local se fez necessário. Os integrantes estão divididos em quatro grupos, sendo dois grupos com crianças entre 6 e 11 anos e dois com adolescentes entre 12 e 17 anos. Considerando o momento de reorganização, os resultados são ainda parciais, buscando-se nos grupos da Psicologia o resgate dos vínculos grupais através de dinâmicas, jogos, trabalhos manuais, filmes, buscando objetivos em comum com os quais o grupo queira trabalhar, formando assim um Grupo Operativo.


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