INFORMÁTICA NA EJA ATRAVÉS DO PIBID UNISC: UMA OPORTUNIDADE DE MELHOR QUALIFICAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

MARCIA JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ, CRISTIANE GOULART PINTO, DIEGO ILDONEI LIMBERGER

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos - EJA - caracteriza-se por ser uma modalidade de ensino em que pessoas adultas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola em idade convencional possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Normalmente as disciplinas na EJA são concluídas em um período de tempo reduzido. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), mantido pela CAPES, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) atende duas escolas que possuem tais turmas. Ambas escolas possuem perfis de alunos diferenciados, principalmente por suas localizações geográficas, mas em um contexto elas se assemelham: os bolsistas do Subprojeto Informática que nelas atuam visam realizar atividades que venham a oportunizar uma melhor qualificação profissional. Ao realizar o levantamento do perfil dos alunos destas turmas, constatou-se que haviam desde jovens recém inseridos no mercado de trabalho, como adultos que através da retomada dos estudos procuram um melhor emprego, com melhores remunerações em comparação ao que exercem atualmente. Também constatou-se através de relatos que boa parte destes alunos tem seu contato com o computador limitado a navegação na internet ou entretenimento com jogos, músicas e vídeos. Nossa sociedade necessita de cidadãos alfabetizados e com, no mínimo, conhecimento básico de ferramentas computacionais para ingresso no competitivo mercado de trabalho. As intervenções realizadas nos Laboratórios de Informática destas escolas focaram diretamente no uso de aplicativos de produtividade, tais como editores de textos e planilhas de cálculos. Como os Laboratórios estão equipados com o Sistema Operacional Linux Educacional, houve uso da suite residente LibreOficce através dos aplicativos Writter, Impress e Calc. Também foi apresentado a plataforma online Google Docs, que se assemelha em layout e funções aos aplicativos da suite Office da Microsoft, mais popular nos computadores empresariais. Para que o ensinamento fosse mais significativo, as atividades tiveram vínculo com conteúdos abordados em disciplinas curriculares. Entende-se que o domínio de tais softwares pode ser requisito eliminatório em uma seleção para uma vaga de emprego. O mercado de trabalho vem sofrendo nos últimos anos uma mudança brusca de mão de obra. Os futuros jovens, hoje crianças, nasceram na era digital e é preciso preparar nossos alunos de EJA para que enfrentem em âmbito de igualdade esta concorrência. O Subprojeto Informática através de seus bolsistas reforça desta forma um de seus objetivos, desenvolvendo atividades especiais para potencializar diferentes aprendizados, conforme necessidades apresentadas pela escola.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.