PIBID QUÍMICA UNISC - DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Resumo
O programa de iniciação à docência, PIBID, na Universidade de Santa Cruz do Sul, contempla todas as áreas da licenciatura na instituição. O curso de Química Licenciatura, também participante do projeto PIBID, na subárea Química, é contemplado com 20 bolsas para graduandos. Os bolsistas do curso de Química atuam em dez escolas de educação básica, tanto municipal e estadual, contemplando as séries do ensino fundamental e ensino médio. Os bolsistas atuam nas escolas divididos em duplas de trabalho, onde cada dupla é responsável de realizar ações no âmbito da Química na escola durante o período destinado às atividades. Os trabalhos iniciaram em julho de 2012, com a seleção dos bolsistas, divisão por escola e atividades de capacitação dos mesmos para melhor conduzirem seus trabalhos. A Química é uma ciência negligenciada em suas atividades práticas nas escolas, principalmente pela falta de estrutura, espaço físico inadequado, falta de material de laboratório, falta de tempo livre e/ou de períodos de planejamento dos professores tão como o despreparo para atuar em atividades práticas frente a turmas lotadas. O subprojeto Química, ao inserir-se nas escolas, passou inicialmente por um período de organização de espaço, vidrarias, reagentes, diagnosticando as principais demandas das escolas e traçou metas a serem alcançadas. A falta de material específico para a área, e também o alto custo de manutenção dos mesmos, dificultou o trabalho inicial dos bolsistas, tendo que buscar materiais alternativos para realizarem atividades iniciais, mas sem terem a certeza que as mesmas estariam ocorrendo corretamente. Com o passar das semanas e da atuação dos bolsistas nas escolas, puderam organizar os espaços, conhecer as demandas dos alunos e professores e estreitaram os laços com as escolas otimizando as atividades desenvolvidas. Os bolsistas, seguindo o desejo das escolas, optaram por atividades de intervenção em sala de aula, durante as aulas de Química ou Ciências, em que, através de experimentos ou jogos lúdicos, auxiliam os professores, atuando como facilitadores nas aulas. Outros bolsistas optaram por atividades extra-curriculares, no turno inverso, somente com alunos interessados nas atividades, tendo total relação com os assuntos trabalhados em sala de aula. Pode-se concluir que as atividades desenvolvidas até o momento permitiu um avanço no ensino de Química nas escolas beneficiadas pelo PIBID. Alguns mitos de "difícil e complicada" puderam ser rompidos possibilitando um maior número de alunos participantes das atividades. Busca-se na continuidade do projeto abranger mais alunos e dinamizar ainda mais as aulas, deixando para a escola um acervo de experimentos e atividades que possam ser desenvolvidas em sala de aula com facilidade e praticidade.
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