JOGO "QUEM SOU EU?" CONSTRUÍDO A PARTIR DE EMBALAGENS TETRA PAK®

CAMILA FRANCO MALIKOVSKY, CINTIA ELIZA MAHL, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Existe uma grande dificuldade dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental em compreenderem a importância da Química. Com o propósito de evoluir a percepção da Química, no cotidiano dos estudantes e fazê-los refletir sobre sustentabilidade, foi elaborado um jogo que desenvolve a criatividade, o conhecimento e o uso de material reciclado. Este projeto foi implementado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, localizado na periferia de Santa Cruz do Sul. Para a criação do lúdico foram previamente selecionados quinze elementos químicos de maior utilidade no cotidiano, como: Carbono, Oxigênio, Cloro, Sódio, Alumínio, Flúor, Nitrogênio, Potássio, Bromo, Boro, Mercúrio, Neônio, Fósforo, Ferro e Hélio. O jogo foi elaborado da seguinte maneira: os alunos agruparam-se em duplas e recebem dois elementos químicos, dos citados acima. Através de pesquisa em livros didáticos e na internet foram elaboradas questões sobre as características dos elementos a fim de representá-los, como, por exemplo, o grupo que recebeu o carbono elaborou uma questão desta maneira: "Sou grafite sou diamante, sou um não metal, também sou um elemento orgânico importante". Dessa forma, cada dupla teve o dever de fazer três cartelinhas e cada uma contendo quatro adivinhações sobre cada um dos seus dois elementos recebidos. Após o término desta etapa, essas perguntas foram digitadas e impressas em folhas A4, posteriormente recortadas e coladas em caixinhas Tetra Pak®, que foram plastificadas com papel adesivo a fim de obter maior durabilidade durante o manuseio do jogo. Desta mesma maneira foram elaboradas quinze cartelinhas por grupo, com os elementos escolhidos anteriormente, contendo o símbolo, o nome e uma imagem representando os elementos. Após o jogo confeccionado iniciou-se a brincadeira que foi ministrada da seguinte maneira: dividiu-se a turma em grupos de dois a quatro alunos. Os grupos receberam quinze cartelinhas contendo o nome, o símbolo e uma imagem dos elementos presentes no jogo. Então, as bolsistas PIBID organizaram as cartelinhas com as perguntas elaboradas pelos estudantes em ordem aleatória e estas foram lidas uma de cada vez para os alunos. A cada cartelinha lida, os estudantes escolheram o elemento correspondente à resposta correta e anotaram em uma folha em seus cadernos. Ao final da leitura das cartelinhas, houve a entrega da folha com as respostas para que as bolsistas que fizessem a correção. O grupo que obteve melhor desempenho recebeu premiação. O uso da ludicidade no ensino é de grande valia, pois quando o aluno está se divertindo ele apresenta maior interesse pelo conteúdo em estudo, desta maneira, ele acaba por aprender com maior facilidade, e esse aprendizado foi construído de um modo leve, sem grandes cobranças e sem decorar as aplicações dos elementos da tabela periódica, tendo assim consolidado o seu aprendizado e descoberto que a Química, uma ciência tão assustadora, pode ser muito divertida e simples.


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