A QUÍMICA E O LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Nesse trabalho apresentamos uma proposta de inovação na prática pedagógica de um professor de Química no ensino fundamental. Salientamos a importância dessa ciência nessa modalidade de ensino em que se evidencia muita deficiência no processo do ensino aprendizagem. Entretanto, existe considerável dificuldade dos estudantes em assimilar a Química de maneira significativa em aulas convencionais, para isso, utilizou-se uma metodologia de fácil acesso pelo professor que consiste na adaptação de brincadeiras já recorrentes nessa faixa de idade. É bastante perceptível a satisfação que crianças demonstram ao brincar associando brincadeiras a conteúdos. Buscou-se uma inovação no ensino de Ciências em especial à Química, explorada na oitava série, uma ciência tão importante, mas assustadora por muitos estudantes. Diante desse contexto, exige do professor criatividade na busca por atividades cativantes e lúdicas que promovam este tipo de aprendizado. Na realização do Estágio em Química II tive a oportunidade de por em prática a teoria existente referente ao processo de ensino que busca aproveitar a ludicidade como estratégia didática. Para isso, utilizamos uma metodologia baseada na adaptação de uma brincadeira já existente no contexto das crianças das de séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se da adaptação da brincadeira "Meu pai foi à feira", uma atividade que por si só, promove o raciocínio e a memorização, bem como atenção e expressão verbal. Após a explicação em aula dos elementos químicos, tais como, seu nome, seu símbolo químico, sua utilidade, características físicas e onde são encontrados na natureza, realizou-se exercícios de fixação do conteúdo. Para isso, utilizou-se uma tabela periódica em tecido no tamanho de 2,00 m x 1,50 m, contendo todos os elementos dispostos em compartimentos na forma de bolsos. Cada elemento químico disposto com o símbolo pintado com tinta para tecido. A turma foi dividida em dos grupos, cada grupo escolheu um nome (grupo A= Ferro, grupo B= Alumínio...). Introduziram-se nos bolsos da tabela perguntas referentes a alguns elementos estudados, tais como nome, onde são encontrados, etc. Na brincadeira, um integrante do grupo A retirava uma pergunta para o grupo B respondendo sem consulta e assim sucessivamente. O grupo que obtivesse maior pontuação venceria! Após essa atividade realizou-se a brincadeira "Meu pai é químico", referente à adaptação da brincadeira "Meu pai foi à feira". Os alunos foram dispostos em círculo e a brincadeira teve como objetivo a memorização e contextualização, pois o aluno precisa conhecer os elementos químicos e suas aplicações para que possa dar sequencia correta ao jogo e também aperfeiçoar a sua capacidade de memorização e pode-se inferir sobre o que o estudante aprendeu na atividade anterior. Durante a realização das atividades notou-se muito entusiasmo pelos alunos onde de forma geral houve um significativo aprendizado que se refletiu na avaliação escrita. Nas avaliações dos alunos percebeu-se considerável afetividade pela Química assim como observamos o gosto pelas brincadeiras realizadas. Esta experiência pretende ser reeditada no Ensino Médio bem como a análise de sua repercussão e avaliação de resultados.
Palavras chaves: ludicidade, ensino de Química, aprendizagem.
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