O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM LÚDICO: DESPERTANDO HABILIDADES E DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Resumo
Na busca pelo interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pela área das ciências exatas, o curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) elaborou e propôs o desenvolvimento do projeto de extensão denominado Re-Inventar: Desenvolvendo habilidades em Engenharia, com objetivo de incentivar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pelos conhecimentos em Engenharia e em Física por meio da aplicação dos conceitos das áreas de Matemática, Física e Ciências Exatas, dentro do campo das engenharias. A metodologia utilizada neste projeto contempla atividades lúdicas e interativas, utilizando materiais de apoio como os kits de peças de montagem de maquetes funcionais e utilização de manuais que relacionam os conteúdos vistos nas escolas com o que é estudado nos cursos superiores de engenharia, além de visitas em empresas que utilizam os produtos projetados e montados, para que os conteúdos fiquem realmente fixados e fundamentados na aprendizagem de cada aluno. O projeto consiste em uma didática diferenciada dividida em cinco etapas em que, através da metodologia participativa e construtiva de novos conhecimentos, baseada na abordagem de resolução de problemas, procura-se que os alunos despertem suas habilidades e expandam sua criatividade, abrindo espaço para que exponham suas ideias e estimulem o trabalhar em grupo. Como resultados parciais do projeto desenvolvido na área da Engenharia Mecânica, os alunos montaram diversos tipos de caminhões, guindastes, trator e talhas, tendo, cada um destes projetos uma finalidade apropriada para que os estudos dos elementos de máquinas, mecanismos, polias e cabos de aço - elementos essenciais da vida de um engenheiro mecânico - sejam explorados e vivenciados na sua aplicabilidade por meio das maquetes funcionais desenvolvidas. Espera-se com este projeto que os alunos que ingressarem nos cursos de engenharia tenham maior conhecimento dos termos técnicos da área, despertando habilidades e competências individuais, estimulando o trabalho em equipe e também aproximando os alunos participantes do projeto com as dependências da universidade e com acadêmicos dos cursos superiores de engenharia. Neste projeto destaca-se a importância do uso de atividades lúdicas no ensino fundamental e médio, demonstrando assim que o mesmo pode ser um facilitador do processo de aprendizagem na área das engenharias, contribuindo para a redução da evasão, além de ser um elemento de incentivo à vocação nos futuros engenheiros.
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