SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA ÚTIL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Resumo
É fato notável das últimas décadas a explosão tecnológica e, por consequência, as profundas mudanças provocadas tanto nos ambientes e atividades do cotidiano quanto na forma que nos relacionamos com o mundo a nossa volta. Esta reconfiguração da realidade estabeleceu-se também nos processos de ensino-aprendizagem, pois a cada dia as escolas informatizam-se e aderem definitivamente ao uso efetivo de computadores e de softwares como objetos digitais de aprendizagem. Entretanto, a maior mudança, muito além do simples uso do laboratório de informática da escola, é quanto às novas perspectivas para a sala de aula. Assim, dentro deste contexto, é uma preocupação crescente dos educadores o processo formal de ensino-aprendizagem de Matemática, que se encontra, em geral, dissociado desta nova configuração da realidade vivenciada por professores e alunos da educação básica, dentro e fora do ambiente escolar. A falta de conexão do ensino-aprendizagem de Matemática com a realidade nos conduz fatalmente a um questionamento: por que ensinar/estudar Matemática? A Matemática fornece poderosas ferramentas simbólicas que servem de suporte ao pensamento abstrato do ser humano. Logo, o estudo eficaz de Matemática habilita o aluno a ampliar o entendimento de vários aspectos fundamentais da realidade que o rodeia, possibilitando o exercício da sua plena cidadania. Dentro do ambiente escolar, na maioria das vezes, os recursos computacionais são utilizados pelos alunos na execução de tarefas básicas, tais como, edição de textos e imagens, envio de e-mails, atualização das redes sociais, ou ainda, para fins de entretenimento. A proposta em questão visa a apropriar e informar professores em formação, e até mesmo profissionais que já atuam em sala de aula, das ferramentas e recursos da informática, em especial do Geogebra - software livre de geometria dinâmica, utilizando-o como objeto digital de aprendizagem, buscando aproximar o estudo de Matemática da realidade dos alunos. Portanto, o uso do Geogebra no estudo de conteúdos de Matemática em qualquer etapa do Ensino Básico e Superior objetiva dar o enfoque prático aos conhecimentos que, em sala de aula, por vezes, são de difícil assimilação, contribuindo assim para que o estudo de Matemática torne-se significativo e prazeroso. Além disso, entende-se que o saber matemático, dentro e fora da escola, é progressivo e não pode ser realizado dissociado de etapas anteriores, sendo que cabe ao professor a importante missão de conduzir o aluno de modo adequado dentro de cada uma dessas etapas de construção do saber, buscando estabelecer relação direta com a realidade. Face às dificuldades enfrentadas por alunos em conectar o conhecimento matemático e a realidade do cotidiano, entende-se como necessária uma mobilização para o conhecimento a partir da utilização de objetos digitais de aprendizagem (neste caso, em especial destaque, o Geogebra) e situações-problemas que tenham relação direta com a realidade do aluno, procurando sempre estabelecer no contexto escolar um ambiente de acolhimento e motivação para o ensino-aprendizagem de Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática; Software GeoGebra; Ensino-Aprendizagem.
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