ARQUITETANDO: VIVÊNCIAS DE PRÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

LUIZA DE ALMEIDA BUENO, MARCELA DADALL, SABRINA ASSMANN ÜCKE, MERLIN JANINA DIEMER

Resumo


O projeto de extensão "Arquitetando", do Centro Universitário Univates, está em sua segunda edição e desenvolve ações com alunos de escolas do ensino médio do Vale do Taquari, de forma a relacionar conteúdos ministrados nas disciplinas de Artes, História e Matemática com conteúdos aprendidos no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. O "Arquitetando" tem por objetivo principal promover a integração das escolas de ensino médio com a Univates, em especial, com o curso de Arquitetura e Urbanismo. Para que isso aconteça, o projeto desenvolve o aprendizado através de práticas lúdicas que visam a despertar o interesse e o gosto pela profissão. Outro objetivo é fazer com que os alunos descubram aplicabilidades para os conteúdos que estão aprendendo, permitindo assim, uma visão diferenciada das disciplinas de Artes, História e Matemática. Na área de Artes, o objetivo é aprender diferentes técnicas de desenho a mão livre demonstrando utilidades para a vida profissional do arquiteto e urbanista. Na área de História, é entender como há correlação entre as arquiteturas das diferentes épocas e o momento social, cultural e político vivido; e na área da Matemática os alunos percebem aplicabilidade dos conteúdos do ensino médio em questões cotidianas da vida do arquiteto.Para realizar as ações do projeto, a equipe do "Arquitetando" entra em contato com as escolas e, conforme a disciplina escolhida para ser trabalhada, é criado um planejamento da atividade com duração de três a cinco períodos de aula. Dando continuidade ao processo, é agendado o dia para o desenvolvimento da atividade. Esta poderá acontecer tanto nas dependências da escola, quanto nos laboratórios do curso de Arquitetura e Urbanismo. Posteriormente, iniciam-se as ações com uma apresentação expositivo-dialogada sobre o profissional arquiteto e urbanista e sobre a disciplina selecionada da graduação. As dinâmicas propostas envolvem técnicas para o desenvolvimento de desenhos de croquis, jogos de quebra-cabeça que correlacionam a História e a Arquitetura e um jogo de tabuleiro que insere a Matemática na resolução de problemas cotidianos da vida do Arquiteto. No primeiro semestre de 2013, o projeto desenvolveu atividades na área de Artes com quatro turmas do segundo ano do ensino médio, em duas escolas, totalizando 104 alunos. Também foi desenvolvido o jogo de tabuleiro, que irá acontecer no decorrer do segundo semestre, bem como o jogo de quebra-cabeça para a área de História. Para o segundo semestre, estão agendadas as atividades nas áreas de História e Matemática com outras três escolas de ensino médio. Com isso, espera-se atingir a meta do projeto que é trabalhar com quatro escolas totalizando de 6 a 8 turmas do ensino médio que possuem, em média, 30 alunos, atingindo assim de 180 a 240 alunos. Na área das Artes, pôde ser observado melhor entendimento por parte dos alunos sobre o propósito de um croqui arquitetônico assim como a sua elaboração através do desenho a mão livre. Dessa forma, é estabelecido o vínculo entre os conteúdos do ensino médio e graduação. Quando as atividades são concluídas, é aplicado um questionário com os alunos. Através deste, verifica-se que os estudantes compreendem com maior clareza a atuação do profissional arquiteto e urbanista. Além disso, conclui-se que o "Arquitetando" desperta o interesse dos estudantes pela profissão.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.