PROJETO CAE/CAD DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA PARA COMPETIÇÃO

JULIO EDUARDO FORSTER, MATHEUS BUENO DA ROSA, ROGER RICARDO RACHOR, FABRICIO ANTONIO EGERT, JORGE LUIZ RODRIGUES MARQUES

Resumo


Este trabalho trata do projeto CAE/CAD de uma aeronave radiocontrolada, não tripulada, que deve atender aos requisitos e restrições do regulamento da SAE Brasil Aerodesign. O mesmo incita o somatório de dimensões mínimas e máximas, assim como o motor, como as principais restrições. Neste ano de 2013 houve algumas mudanças na planta elétrica e de fixações da estrutura, o que gerou maior dificuldade para o trabalho. O projeto é avaliado por engenheiros aeronáuticos, por meio do relatório de projeto, apresentação oral e provas de voo. As pesquisas e estudos preliminares realizados nas áreas de aerodinâmica, estabilidade, desempenho, estruturas e materiais definem uma concepção preliminar da aeronave, que é essencial para o início do projeto 3D. Nesta primeira fase, são feitos desenhos e esboços preliminares com geometrias e estrutura simplificadas, possibilitando uma visão geral da aeronave, como também a comprovação de alguns parâmetros usados no desenvolvimento desta e, principalmente, o início da construção do primeiro protótipo. Nesta fase ainda ocorrem mudanças importantes de geometria, dimensões e, algumas vezes, de concepção. Estas são baseadas em pesquisas e estudos mais detalhados e na observação do comportamento e características de voo dos protótipos. A segunda fase do projeto se responsabiliza pelas plantas para construção e para corte a laser, em que a precisão é alta e assim eleva o nível do projeto e padroniza as peças. Como no projeto de uma aeronave existem muitas áreas interligadas e concorrentes, em alguns casos, estas devem ser projetadas e administradas em uma base multidisciplinar, onde elas possam interagir entre si. Para que o projeto possa ser realizado dentro de um cronograma e com sucesso, é necessário uma comunicação e acompanhamento constante com todas as áreas, pois são estas que fornecem os parâmetros e dimensões da aeronave. Antes de iniciar o detalhamento da aeronave, são realizados cálculos e simulações teóricas que demonstram o comportamento da aeronave em condições de corrida, decolagem e voo, que são comparadas com os testes realizados com os protótipos, validando assim a metodologia de cálculos. Dessa forma, pode-se verificar se a aeronave atingirá o desempenho definido no projeto. Durante o processo final, é necessária uma integração íntima com as áreas de construção e materiais para que o projeto real se alinhe com o que foi projetado e que este atenda com fidelidade ao desempenho esperado. O projeto foi realizado no software SolidWorks 2013, sendo este muito conhecido na área de projetos e também pelos integrantes da equipe "Kamikase". Para atender ao regulamento e aproveitar o bom resultado obtido no ano passado, todo o detalhamento do projeto foi feito em seis plantas de desenho em tamanho A3 e uma planta em tamanho A2. Nestas, devem conter informações suficientes e precisas que possibilitem a construção da aeronave, oferecendo informações de todas as peças, assim como suas posições, seus mecanismos de encaixe, de fixação e material utilizado no composto. Estas peças devem obrigatoriamente ser executáveis. Os desenhos do projeto CAE/CAD devem seguir todas as normas de projeto aeronáutico, da ABNT e do regulamento, padronizando o mesmo e elevando o grau de qualidade para facilitar o entendimento na construção da aeronave. Com isso conseguiu-se atingir os objetivos do projeto CAE/CAD com sucesso, deixando a equipe otimista na participação do congresso da SAE.


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