ACERTANDO UM VEÍCULO OFF-ROAD.
Resumo
A equipe "Baja de Galpão", da Universidade de Santa Cruz do Sul é a responsável pela construção de um veículo no estilo Baja off-road, o qual participa de competições regionais e nacionais realizadas pela SAE Brasil. Já desenvolvidas as etapas de projeto, fabricação e montagem, o veículo vai para a pista (de preferência terreno acidentado), onde o piloto irá fazer algumas observações importantes sobre o comportamento do carro. A manobrabilidade rápida do veículo é levada em conta, pois é muito necessário que ela esteja de forma adequada para enfrentar as mais diversas provas de resistência impostas, principalmente a prova de suspensão e tração que define o grid de largada para o enduro. Também deve ser levado em conta o conforto dentro do habitáculo do piloto, isso se define pelo posicionamento da direção, ruído, segurança e maciez do banco, posicionamento e eficiência do trocador de marchas, trabalho adequado do sistema de suspensão em diferentes terrenos e posicionamento dos pedais de aceleração e frenagem. O ângulo de giro da direção também se faz de muita importância, isto pelo fato de o piloto ir com algemas presas no antebraço e no cinto de segurança, impossibilitando grandes giros do volante em caso de manobras rápidas. Quanto menor o ângulo de giro da direção e maior o giro do carro, melhor para o piloto e para agilidade do carro. Na suspensão, deve ser observado se esta permite que ocorra dinâmica lateral, se o retorno do sistema em caso de saltos é eficiente e também se o trabalho está realmente ocorrendo de forma correta. Visualiza-se também o acaso da ocorrência de danos em alguns componentes dos amortecedores e braços de suspensão. A dinâmica lateral do carro é de fundamental importância quando o assunto é off-road, pois é através desta rolagem que verificamos como o carro vai se comportar. O essencial é que ele ''escape'' de traseira para ter maior facilidade em curvas com raios de giro acentuados, aumentando assim a sua agilidade. O sistema de powertrain é constituído por duas marchas, neste sistema é observada a força de arrancada e velocidade final de cada marcha juntamente com a eficiência da CVT em arrancadas e retomadas de velocidade. Estas observações sendo feitas, o piloto entra em contato com os projetistas de cada área para que eles venham a tomar as medidas cabíveis para o melhoramento de cada item. Estas medidas sendo tomadas, é de responsabilidade dos mecânicos executarem a tarefa de alteração das características anteriores do carro. Portanto, o trabalho consiste em demonstrar como é realizado o trabalho de acertos do veículo desenvolvido por estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul, mostrando o embasamento teórico e prático, obtido tanto em sala de aula quanto em experiência dentro do projeto "Baja de Galpão".
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