5ª OLIMPÍADA DE INFORMÁTICA DA UNIVATES - DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO E FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL.
Resumo
O ensino de fundamentos de programação de sistemas e o raciocínio lógico computacional nos ensinos fundamental e médio tem sido debatido e proposto por diversos educadores e profissionais que atuam na área de computação. Várias iniciativas utilizam os jogos educacionais como ferramenta ou técnica de ensino. É possível constatar que, cada vez mais, os jogos despertam o interesse de crianças, jovens e adolescentes, o que jusitifica o interesse pela utilização destes no ensino. Considerando esta realidade e a necessidade de formar profissionais e um futuro, no qual a possibilidade de criar aplicações será uma realidade cada vez mais comum para a maioria das pessoas, a 5ª Olimpíada de Informática da UNIVATES (OLINFU) propõe a realização de uma competição voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio, em que serão desenvolvidos os conhecimentos na área de Tecnologia da Informação, através de atividades relacionadas à construção de jogos e animações, usando fundamentos de programação de computadores. No atual cenário, observa-se que várias escolas não possuem profissionais capacitados para desenvolver projetos que aproximem a informática das demais disciplinas. Considerando este cenário, o projeto visa estabelecer contato com escolas e alunos, estimulando-os a ampliar o conhecimento na área, além de reduzir dificuldades observadas em alunos que buscam cursos associados à Tecnologia da Informação. Espera-se ainda espertar o interesse pela resolução de algoritmos ou desafios. A aproximação com escolas e alunos é realizada através de oficinas e palestras ministradas nas sedes das escolas interessadas. Através destas atividades, espera-se integrar a comunidade escolar, capacitando os alunos a participar na competição que ocorre no mês de outubro de 2013. Estas atividades permitem divulgar o projeto, a competição e firmar parcerias com escolas e professores, além de desenvolver a cultura tecnológica nestas instituições. O projeto utiliza como ferramenta para desenvolvimento das atividades o software Scratch, desenvolvido pelo MIT, que se constitui em uma das principais alternativas para a criação de jogos de forma lúdica e intuitiva. A ferramenta permite o desenvolvimento de jogos, animações que utilizam conceitos de lógica de programação, de uma forma simples e visual, o que colabora para uma maior aceitação e participação de alunos. No projeto são desenvolvidas oficinas em escolas, visando capacitar alunos a participar da competição, além de estimular o uso do software e dos fundamentos de programação de computadores. Além disso, no mês de outubro de 2013 está prevista a realização da competição durante o Congresso de Ciência e Tecnologia.
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