ABORDAGENS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENFOQUE EM SEXUALIDADE
Resumo
Dentre os temas transversais, elencados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o tema Educação para a Saúde, a ser tratado de forma transversal por todas as áreas, inclui o tópico orientação sexual, com a preocupação e a estratégia de reduzir a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis entre os adolescentes. Já a escola é o espaço de grande relevância para a promoção da saúde, estimulando o adolescente a optar por atitudes mais saudáveis promovendo sua qualidade de vida. É também espaço propício para conversas e práticas educativas que possibilitem o desenvolvimento biopsicossocial e estímulo para que tenham sonhos e realizem seu planejamento para o futuro. O propósito do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) é aproximar acadêmicos das diversas licenciaturas da realidade escolar, desenvolvendo ações de intervenção junto ao aluno, com o intuito de contribuir para o aprendizado e a inter-relação dos temas abordados na academia com o cotidiano docente, como também para a formação de um cidadão capaz de se manifestar sobre questões diversas que se apresentem em seu dia a dia. A partir destes fatos, a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul - RS, juntamente com os bolsistas PIBID do subprojeto de Ciências Biológicas da UNISC, tem o objetivo de buscar medidas que possibilitem o diálogo, a compreensão e a conscientização dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de uma vida mais saudável. Através de oficinas e palestras pedagógicas, foram atendidos alunos do ensino médio durante o primeiro semestre de 2014, sendo que o projeto continua em andamento. Planeja-se atender a todos os alunos do ensino médio e turmas do ensino fundamental séries finais, os quais já estão na puberdade ou até mesmo adolescência, para que entendam a importância da prevenção e cuidados com o corpo. Estão sendo abordados temas como: puberdade; anatomia e fisiologia humana; gravidez na adolescência; DST; gênero, orientação sexual e homofobia; "ficar"; namorar e projeto de vida. Os assuntos são discutidos através do uso de slides, vídeos, cartazes e dinâmicas de grupo. Os primeiros resultados mostram o interesse dos alunos que participam atentamente às explicações e pedem para que o projeto continue na escola. Estes resultados foram mais bem observados durante as oficinas, por haver maior troca de experiências entre bolsistas e alunos, deixando-os mais confiantes, com mais perguntas e participação nas discussões. Através das atividades como bolsista PIBID, espera-se também contribuir para o aprendizado de um tema transversal e principalmente, que o aprendizado como bolsista contribua para o crescimento na vida profissional, preparando-lhe para o futuro docente. Palavras-chave: sexualidade, adolescentes, educação, PIBID.
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