AS PERCEPÇÕES DE UM ACADÊMICO BOLSISTA NO PROGRAMA EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Redes de Atenção, patrocinado pelos Ministérios da Saúde e da Educação em parceria com Universidades, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, objetiva fortalecer os saberes e contribuir para a construção do pensamento crítico reflexivo dos discentes dos cursos superiores da saúde e transpor as lacunas e dicotomias entre teoria, prática e o serviço de saúde. A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) participa desse programa desde o ano de 2005. Através deste são desenvolvidos os subprojetos Rede Cegonha: Promoção da Saúde e Atenção Humanizada baseada em evidencias, à gravidez, parto e puerpério; Assistência Integral nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Rede Fortalecimento e Integração da rede de cuidados à gestante usuária de crack e outras drogas; Habilidade de comunicação e práticas integrativas na acessibilidade e inclusão no processo de trabalho às pessoas com deficiência. Participou-se do subprojeto Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Hospital Santa Cruz. Objetivo: Demonstrar através de um relato de experiência pessoal a contribuição para a formação acadêmica do estudante inserido no programa PET- Saúde Redes de Atenção I: Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Metodologia: O presente trabalho utilizou o método descritivo participativo durante o período do mês de abril de 2014 até o presente momento, período no qual, inseriu-se, enquanto aluno de graduação de enfermagem, ao subgrupo PET-Saúde Assistência Integral nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Durante este período desenvolveram-se reuniões semanais gerais, de tutoria e com os grupos, nos quais todos participam de capacitações para o aperfeiçoamento, avisos sobre eventos científicos, aplicação de questionários para as pesquisas. O subprojeto do qual participa-se desenvolve suas ações no Hospital Santa Cruz, hospital de ensino, 240sendo local das aulas práticas dos cursos de saúde da UNISC. Participou também um bolsista do curso de Enfermagem, outros dois bolsistas dos cursos de Medicina e de Enfermagem, orientados por uma Preceptora, funcionária do hospital, e dois tutores docentes da universidade dos cursos da Enfermagem, Farmácia e Nutrição. Resultados: Participar dos encontros com os demais colegas possibilitou compreender melhor o projeto e como ele ocorre. A convivência com as variadas profissões durante as pesquisas, ações desenvolvidas e nas reuniões facilitou a compreensão acerca das reflexões críticas e a construção do pensamento dos demais acadêmicos, somando nos conhecimentos, o saber de outros cursos, a troca de experiências e o auxílio entre os bolsistas. Participar de um projeto de iniciação científica possibilita aprimorar os conhecimentos, desvendar o funcionamento do Sistema Único de Saúde, suas singularidades e peculiaridades. Considerações finais:240A inserção do estudante do ensino superior no âmbito das pesquisas científicas aperfeiçoa o visualizar de suas ações como profissional, compreendendo a relação entre a teoria absorvida em aula e o exercício da prática no meio social. Esta relação entre o universo acadêmico e o meio social, através de um programa de pesquisa científica a nível Federal, possibilita ao futuro profissional, dimensionar a importância de atividades e ações que contribuem para os serviços, ocasionando melhoria nas condições de saúde da população assistida.
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