A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA NA SAÚDE DO ESCOLAR

PATRICIA OLIVEIRA ROVEDA, AMANDA FERRARI, ARIANE BARBON BIANCHINI

Resumo


Introdução: A população escolar merece atenção especial em relação à postura corporal, uma vez que permanece por longos períodos em posições inadequadas no ambiente escolar, em especial na sala de aula e, por isso, está sujeita a desenvolver padrões posturais inadequados, que podem causar além de dores, alterações e/ou deformidades na coluna vertebral. Objetivo: Verificar o entendimento de estudantes adolescentes sobre a coluna vertebral e postura corporal; apresentar a importância da Fisioterapia Preventiva, através de orientações posturais adequadas e prevenção de problemas posturais nos escolares. Metodologia: A pesquisa constituiu-se de um estudo observacional descritivo do tipo transversal, a coleta de dados ocorreu a partir das aulas práticas da disciplina de Fisioterapia Preventiva na Comunidade II, do Curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - RS, onde os acadêmicos e a docente apresentaram informações sobre anatomia, biomecânica e fisiopatologia da coluna vertebral, em uma escola da rede pública do município de Santa Cruz do Sul - RS. Participaram do estudo 214 sujeitos do ensino médio dos primeiros, segundos e terceiros anos, de ambos os gêneros com idades entre 14 e 23 anos. O estudo baseou-se em um questionário com perguntas dicotômicas relacionadas ao tema. Resultados: Os resultados obtidos demonstram que aproximadamente 75% dos alunos tinham algum conhecimento em relação à coluna vertebral, porém mais da metade não tinha conhecimento algum sobre as alterações posturais e deformidades que a acometem. Aproximadamente 87% nunca participaram de programas de educação postural e cerca de 77% nunca realizaram avaliação postural. A mochila de duas alças foi o meio de transporte de material escolar mais utilizado por quase 70% dos participantes da pesquisa e 93% dos participantes alegaram que o uso da mochila pode trazer algum malefício para a coluna vertebral. A grande maioria acha que a postura sentada é a mais prejudicial para a coluna e cerca de 66% relataram já ter sentido dor nas costas, pelo menos uma vez, durante a vida escolar. Conclusão: A maior parte dos alunos não havia recebido qualquer orientação sobre postura e tinha pouco conhecimento sobre alterações da coluna vertebral. Confirmou-se a necessidade de desenvolver programas de educação postural junto aos alunos, por meio de orientações e vivências corretas por profissionais qualificados como o fisioterapeuta, com o intuito de prevenir desequilíbrios posturais. Com a inserção de programas posturais na escola, alterações e patologias da coluna vertebral poderão ser prevenidas ou identificadas precocemente, podendo-se combater o aparecimento e o desenvolvimento de alterações posturais funcionais e/ou estruturais. A fisioterapia preventiva é capaz de realizar programas de educação postural que possibilitam o conhecimento acerca dos desvios posturais, minimizando as complicações entre os escolares. Mais uma vez, fica evidente a importância da Fisioterapia com foco na promoção de saúde.


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