IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Resumo
INTRODUÇÃO: Sabe que há inúmeras estratégias de ensino que os professores apresentam para realizar suas atividades em sala de aula, porem em se tratando de disciplina de ciências, a utilização de pratica laboratorial, bem como o uso do laboratório, e na maioria das vezes negligenciado, muitas vezes por falta de tempo dos professores para planejar e organizar roteiros e outras vezes pelo precário estado dos laboratórios e impossibilitado ao aluno. O oferecimento ao aluno de oportunidade de vivenciar um universo interativo que perpassa o plano teórico apresentado pelo professor em sala de aula, muitas vezes realizado a partir da leitura de livros didáticos, pode ser utilizar atividades investigativas como ponto de partida para compreensão de conceitos aos alunos despertando neles a vontade de participar e construir a aprendizagem sobre o seu objeto de estudo. OBJETIVO: busca-se a partir desse olhar apresentar os resultados da oficinas de práticas laboratoriais desenvolvidas por bolsistas do 240Programa Institucional de Iniciação a Docência(PIBID) Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul. METODOLOGIA: Durante o primeiro semestre de 2014, foram desenvolvidas oficinas extraclasse em uma Escola Estadual de Santa Cruz do Sul para alunos de sétimo ano do Ensino Fundamental as oficinas 240eram ministradas a partir dos conteúdos abordados em sala de aula pela professora de Ciências. RESULTADOS: Os bolsista do programa elaboravam os roteiros e apenas auxiliavam os alunos quanto ao desenvolvimento das práticas a intenção era torna-los protagonistas dos grupos de estudos práticos motivando-os a pesquisar e aprofundar conceitos. CONCLUSÃO: Constatou-se o interesse dos alunos por aulas diferenciadas, as eram realizadas partir de temáticas que envolvam atividades problematizadas. Percebe-se que a compreensão dos temas estudados e sua relação com fatos e conteúdos explicados pelo professor de ciência e/ou do cotidiano do aluno, entende-se que as condições para a efetivação das aulas práticas no ensino de ciência cabe ao professor o estabelecer um tempo para refletir e pensar sobre prática definindo estratégias metodológicas que perpassem o espaço de sala de aula. Apesar de alguns professores utilizarem métodos diferenciados em suas aulas, também a forma de avaliação precisa ser repensada, pois é utilizado na maioria das vezes a prova, mostrando que outras formas de avaliação não são exploradas para que os educandos possam demonstrar os conhecimentos adquiridos. A avaliação dos relatórios de estudos desenvolvidos pelos alunos, seria importante recurso para verificar a compreensão dos conceitos abordados em sala de aula.
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