IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

CLAIRTON EDINEI DOS SANTOS, ALINE BREDOW, ANA CRISTINA ALVES SPERB, TANIA BERNHARD, MARIA VIVIANE GOMES MULLER

Resumo


INTRODUÇÃO: Sabe que há inúmeras estratégias de ensino que os professores apresentam para realizar suas atividades em sala de aula, porem em se tratando de disciplina de ciências, a utilização de pratica laboratorial, bem como o uso do laboratório, e na maioria das vezes negligenciado, muitas vezes por falta de tempo dos professores para planejar e organizar roteiros e outras vezes pelo precário estado dos laboratórios e impossibilitado ao aluno. O oferecimento ao aluno de oportunidade de vivenciar um universo interativo que perpassa o plano teórico apresentado pelo professor em sala de aula, muitas vezes realizado a partir da leitura de livros didáticos, pode ser utilizar atividades investigativas como ponto de partida para compreensão de conceitos aos alunos despertando neles a vontade de participar e construir a aprendizagem sobre o seu objeto de estudo. OBJETIVO: busca-se a partir desse olhar apresentar os resultados da oficinas de práticas laboratoriais desenvolvidas por bolsistas do 240Programa Institucional de Iniciação a Docência(PIBID) Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul. METODOLOGIA: Durante o primeiro semestre de 2014, foram desenvolvidas oficinas extraclasse em uma Escola Estadual de Santa Cruz do Sul para alunos de sétimo ano do Ensino Fundamental as oficinas 240eram ministradas a partir dos conteúdos abordados em sala de aula pela professora de Ciências. RESULTADOS: Os bolsista do programa elaboravam os roteiros e apenas auxiliavam os alunos quanto ao desenvolvimento das práticas a intenção era torna-los protagonistas dos grupos de estudos práticos motivando-os a pesquisar e aprofundar conceitos. CONCLUSÃO: Constatou-se o interesse dos alunos por aulas diferenciadas, as eram realizadas partir de temáticas que envolvam atividades problematizadas. Percebe-se que a compreensão dos temas estudados e sua relação com fatos e conteúdos explicados pelo professor de ciência e/ou do cotidiano do aluno, entende-se que as condições para a efetivação das aulas práticas no ensino de ciência cabe ao professor o estabelecer um tempo para refletir e pensar sobre prática definindo estratégias metodológicas que perpassem o espaço de sala de aula. Apesar de alguns professores utilizarem métodos diferenciados em suas aulas, também a forma de avaliação precisa ser repensada, pois é utilizado na maioria das vezes a prova, mostrando que outras formas de avaliação não são exploradas para que os educandos possam demonstrar os conhecimentos adquiridos. A avaliação dos relatórios de estudos desenvolvidos pelos alunos, seria importante recurso para verificar a compreensão dos conceitos abordados em sala de aula.


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