INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA COM GRUPO DE PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS EM UMA ESF DE SANTA CRUZ DO SUL
Resumo
Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) destacam-se como um dos maiores problemas de saúde pública, ocupando os primeiros lugares nos grupos de causas de morbidade, mortalidade e incapacidades, evidenciando um agravo no nível de epidemia. O diabetes mellitus e a hipertenção arterial estão entre os fatores de risco modificáveis, cujo controle associado à mudança do estilo de vida pode ser estimulado no âmbito de atenção básica de saúde, minimizando a morbimortalidade por essas doenças e seu impacto na saúde pública. Objetivos: Promover educação em saúde orientando a prática de atividade física adequada, enfatizando uma alimentação saudável para melhorar o desempenho do medicamento no organismo. Metodologia: Para realização do presente trabalho os bolsistas do Pró-Pet Saúde Redes de Atenção planejaram atividades educativas em saúde para desenvolver com grupos de hipertensos e diabéticos de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Santa Cruz do Sul. A atividade constituiu-se de rodas de conversa na ESF em que abordavam assuntos de orientações sobre a prática de atividade física e alimentação saudável, os grupos aconteciam semanalmente e240a orientação acontecia por uma acadêmica de Educação Física. Resultados: Observamos que os participantes dos grupos eram de ambos os sexos, mas a maioria era do sexo feminino, com faixa etária entre 40 a 60 anos, a pequena porcentagem composta pelo sexo masculino tinha uma faixa etária entre 30 e 60 anos. Podemos observar que as mulheres tem uma preocupação maior com seu estado de saúde do que os homens. Alguns diabéticos e hipertensos não sabiam relatar qual seu tipo de diabetes e qual a medicação utilizada para seu tratamento. Através disso, vimos a necessidade de grupos interdisciplinares para o desenvolvimento de atividades com idosos portadores de doenças crônicas. Após as orientações gerais da roda de conversa, acontecia a realização de atividades interativas com exercícios físicos em que os participantes efetivavam a prática proposta pela bolsista. Conclusão: Através das orientações prestadas aos diabéticos e hipertensos, foi possível reeducá-los sobre a maneira correta de caminhar e de se alimentar quando240portadores de uma doença crônica. Programas específicos de atenção ao diabético e hipertenso devem funcionar como âncoras para realização de ações educativas na área de Estratégias de Saúde da Família, com o objetivo de oferecer subsídios para que os diabéticos e hipertensos aprendam a se reeducar sobre atividade física e alimentação saudável e não apenas utilizar medicamentos.
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