PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROPOSTO PARA A GRÁFICA SANTO INÁCIO NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL 226 RS: UM ESTUDO DE CASO

JOAO CARLOS BUGS, AIRTON GARCIA DA SILVA, RODRIGO BERTE

Resumo


A sociedade vem passando por sucessivas mudanças ao longo de sua história. O ambiente no qual estamos inseridos é constantemente afetado por mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas, porém o que mais chama a atenção é a velocidade com a qual essas mudanças acontecem. Nesse contexto, as empresas devem estar preparadas para os desafios que essas mudanças impõem, a fim de que se mantenham sustentáveis em um mercado competitivo. Dessa forma, o presente trabalho propôs um planejamento estratégico para a Gráfica Santo Inácio, empresa estabelecida na cidade de Santa Cruz do Sul 226 RS. Conhecer a gestão de uma microempresa e aplicar estratégias coerentes com sua realidade foram os principais desafios. Os objetivos que nortearam o estudo foram a pesquisa bibliográfica na área do planejamento estratégico, o estudo do ambiente em que a organização está inserida, a identificação de alternativas estratégicas e escolha da mais adequada, a definição de objetivos e metas, a aplicação de planos de ação e a definição de indicadores de desempenho para o controle dos resultados. Justifica-se o trabalho pelo fato de o planejamento estratégico ser uma ferramenta administrativa que fornece um direcionamento na busca da sustentabilidade no mercado e auxilia os gestores nas tomadas de decisão, além de que um estudo do Sebrae comprova que 26,9% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham nos seus primeiros dois anos de vida, sendo a falta de planejamento uma das principais razões para isso. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso, e a técnica para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Esta foi aplicada nas visitas à empresa nos meses de março, abril e maio de 2014, junto ao proprietário e à funcionária responsável pela administração da empresa, que foram os sujeitos da pesquisa. Na análise SWOT, a fim de verificar se os clientes da Gráfica Santo Inácio concordavam com os pontos fortes identificados, foi aplicado um questionário estruturado com 8 questões fechadas para uma amostra de 10 clientes da empresa. Os resultados foram positivos, uma vez que as respostas dos clientes concordaram com os pontos fortes apresentados. A partir da realização do diagnóstico organizacional e da identificação de alternativas estratégicas, optou-se por aquela que foca os jovens microempreendedores individuais, para a qual foram atribuídos objetivos e metas. Tal escolha deve-se ao aumento do número de empreendimentos nesse segmento, tanto a nível nacional, quanto a nível estadual, e a expectativa por realização de negócios por longo período de tempo. Cabe destacar que esse enfoque não quer dizer que a empresa deixará de atender outros segmentos, sendo apenas uma estratégia de sobrevivência e competitividade a longo prazo. Na sequência, planos de ação foram propostos para o atingimento de cada meta e, consequentemente, para o alcance dos objetivos. Em seguida, definiram-se indicadores de desempenho para cada meta, a fim de mensurar o cumprimento das mesmas. Por fim, concluiu-se que os objetivos do trabalho foram alcançados, uma vez que proporcionou, ao seu autor, o desenvolvimento de seu aprendizado e, para a empresa, um estudo que trouxe importantes constatações e a proposição de estratégias que, se bem executadas e controladas, podem conduzir a empresa a significativos resultados. Palavras-chave: planejamento; estratégia; microempresa; gráfica.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.