SUSTENTABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA: ESTUDO DA EMPRESA CONSERVAS FRANCISCO

ANA FLAVIA MARQUES, MAIQUEL HENRIQUE WILLMS

Resumo


O mundo contemporâneo está passando por profundas mudanças, sejam elas climáticas, de relacionamento, econômicas, sociais ou políticas. Nesse ambiente, as empresas estão buscando se sobressair oferecendo à população não somente produtos de qualidade, mas também trazendo retornos benéficos para seus stakeholders, grupo que envolve todos os agentes direta ou indiretamente ligados à organização. A competitividade global juntamente com a ampliação da consciência humana têm levado as empresas a adotar práticas cada vez mais sustentáveis. De modo geral, as corporações estão despertando seu interesse para assuntos voltados à sustentabilidade. Isso se deve, em grande medida, ao fato de que as empresas que estão adotando essas práticas têm se mantido e prosperado no mercado, atraindo mais consumidores e realizando suas intenções financeiras, além de atender às demandas sociais e ambientais, proporcionando bem estar entre colaboradores, sociedade e ecossistemas. Deste modo, o trabalho de pesquisa desenvolvido objetivou conhecer e avaliar os stakeholders da empresa Conservas Francisco com relação às práticas voltadas à sustentabilidade, com o intuito de, a partir do conhecimento de práticas já existentes, propor melhorias que sejam capazes de promover e alavancar o desenvolvimento regional sustentável. Para atingir seus objetivos desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e de caráter qualiquantitativo, desenvolvida segunda as seguintes etapas: I. Estudo do marco teórico existente sobre o tema; II. Levantamento de dados junto à empresa estudada; III. Aplicação de instrumento de coleta de dados junto aos stakholders da empresa; IV. Análise dos dados obtidos segundo os modelos de análise de Mitchell et al. (1997) e Savage et al. (1991); V. Elaborar uma proposta para melhorar a sustentabilidade ambiental na cadeia produtiva da empresa estudada. Os resultados obtidos apontam, dentre outras conclusões, para a existência de um grupo de stakeholders que está disposto a colaborar com o desenvolvimento de práticas voltadas à sustentabilidade, uma vez que compreendem que estas podem trazer resultados positivos para todos os envolvidos, criando um negócio no modelo ganha-ganha, considerando-se as partes envolvidas diretamente, além da sociedade e do meio ambiente. O potencial para a cooperação do stakeholder é particularmente relevante, porque pode levar as companhias a unir forças com outros stakeholders, resultando numa melhor administração dos meios de negócios. Frequentemente, quanto mais dependente o stakeholder for, maior é a vontade de cooperar. As empresas, ao focar no potencial dos stakeholders-chave para ameaçar e cooperar, podem evitar a implementação de planos opostos aos planos destes, reconhecer suas necessidades emergentes, modificar planos para envolvê-los e desviar problemas associados à organização. Deste modo, empresas que visam à sustentabilidade em sentido amplo, devem pensá-la do ponto de vista do grupo de stakeholders, de modo a torná-la um projeto comum e factível.


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