A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA DE ENDOMARKETING NA CONCESSIONÁRIA SPENGLER S.A.

AIRTON GARCIA DA SILVA, BRUNA LUCIANE SCHROEDER

Resumo


A comunicação tem papel fundamental no caminho para alcançar os objetivos organizacionais, sendo uma ferramenta que necessita ser planejada e administrada. Deste modo, a comunicação interna se torna a base para a implantação de estratégias, projetos e engajamento de colaboradores, bem como a manutenção dos relacionamentos e motivação dentro das empresas. A comunicação interna, em seu sistema, compreende diversos elementos, canais, tipos, fatores e ferramentas que precisam ser operados corretamente para garantir retorno positivo ao negócio. O endomarketing, por sua vez, busca nessa troca de informações o que é necessário para seu desenvolvimento, tornando possível a tomada de ações para o comprometimento dos colaboradores e, logo, para a geração de benefícios para a organização. O presente estudo teve como objetivo, justamente, analisar a comunicação interna como ferramenta de auxílio das práticas de endomarketing dentro de uma organização, entendendo os processos de comunicação, comunicação interna e endomarketing; apontando suas contribuições e formas de serem administrados; verificando canais de comunicação disponibilizados; identificando a presença de ruídos e averiguando como a comunicação interna está influenciando o endomarketing e propondo melhorias nos processos a fim de motivar os colaboradores. Foram levantadas informações sobre a comunicação, comunicação interna e endomarketing, ficando visível que a complexidade da comunicação depende de variáveis 226 tanto de fatores quanto de ferramentas240− e que sua administração é necessária para a comunicação eficaz e alinhamento das áreas de uma organização. Baseando-se nesses entendimentos, foi realizado o estudo de caso dentro da Concessionária Spengler S. A., na cidade de Santa Cruz do Sul - RS, valendo-se de duas etapas: a primeira de natureza qualitativa com observação e entrevistas e a segunda qualitativa e quantitativa, através da aplicação de questionários, com perguntas abertas e fechadas, entregues aos 62 colaboradores efetivos e disponíveis durante o período da pesquisa, representando 82,67% da população. Como principais resultados estão a necessidade de melhoria da comunicação e cooperação entre as áreas e também a diminuição de ruídos, a carência de atividades de integração e a falta de alinhamento dos conhecimentos das áreas para atender bem ao cliente. Destacaram-se o layout como um facilitador da comunicação, os benefícios dos murais de trabalho e o apreço dos colaboradores pela empresa em que trabalham como pontos positivos. A partir dos resultados obtidos, foram propostas as seguintes ações: Mural Corporativo, Jornal Interno, Café com a Direção e Visita às Áreas, que juntamente com as já existentes na empresa, virão a melhorar a comunicação interna para influenciar positivamente o endomarketing. Ao atender os objetivos da pesquisa, ficou expressa a necessidade da administração da comunicação interna para a fluência do marketing interno. Ao usar as ferramentas corretas e proporcionar aos colaboradores fatores que apoiem e incentivem a comunicação interna, os setores se alinham de modo que a empresa consiga exercer seu planejamento estratégico. Palavras-chave: Comunicação, Comunicação Interna, Endomarketing.


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