UNIVERSIDADE DO ADULTO MAIOR (UNIAMA): UM NOVO ESPAÇO PARA A PESSOA IDOSA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL 226 UNISC

BRUNO NUNES LORETO, DARNES DA SILVA PORTO, MIRELA HOELTZ, MIRELA HOELTZ

Resumo


Introdução: A Universidade do Adulto Maior (UniAMa) é um curso de extensão proposto pelo Programa Terceira Idade na UNISC, da Universidade de Santa Cruz do Sul. O projeto é um avanço nas ações propostas à pessoa idosa nos vinte e um anos em que a UNISC atua no atendimento a esse segmento. O curso tem a duração de quatro semestres, com três disciplinas cada, totalizando uma carga horária de 540 horas/aula e destina-se a pessoas a partir dos sessenta anos de idade e que tenham cursado o ensino regular. O início do curso ocorreu no primeiro semestre de 2014, com as disciplinas de Inclusão Digital, Turismo e Fotografia. Objetivo: O objetivo deste trabalho é identificar o perfil dos estudantes da primeira turma da Universidade do Adulto Maior 226 UniAMa. Metodologia: Para compor os dados apresentados a seguir, foram examinados os questionários socioeconômicos preenchidos pelos estudantes quando do processo de inscrição. Resultados: A primeira turma recebeu trinta inscrições e foi composta por vinte e oito idosos, sendo vinte e três do sexo feminino e cinco do sexo masculino. A média de idade é de 64,6 anos. Quanto à escolaridade, 14 dos estudantes possui ensino médio completo, 06 curso superior completo e 04 concluíram alguma pós-graduação, 02 tem ensino médio incompleto e 02 com ensino fundamental completo. A média de renda pessoal é de R$ 3.309,64. Quanto às fontes de renda, 17 dos idosos são aposentados, 04 pensionistas e 04 recebem pensão e aposentadoria, sendo que 03 não assinalaram nenhuma das alternativas. Com referência à moradia, 23 possuem casa própria, 03 moram de aluguel e 02 em moradia cedida. Vinte e três estudantes residem no município de Santa Cruz do Sul em 16 diferentes bairros e 05 residem em municípios vizinhos, sendo 02 em Candelária, 01 em Rio Pardo, 01 em Vale do Sol e 01 no interior de Vera Cruz. Quatorze alunos se deslocam para a universidade de carro, sendo que dez utilizam transporte público e quatro se deslocam a pé. Conclusão: Este é um trabalho que vem sendo construído há três anos e segue em desenvolvimento, no diálogo entre os atores principais, os idosos, e bolsistas, funcionários e professores de diversos setores e departamentos da universidade. Os dados apresentados mostram o alcance regional do projeto, a heterogeneidade dos integrantes e, na interação com os estudantes idosos, observamos a acentuada procura e interesse pela educação continuada por parte das pessoas idosas, preocupadas em atualizar conhecimentos técnicos e (re)integrar-se ao meio social contemporâneo, com suas tecnologias e demandas.


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