O PERFIL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO PARDO

JERTO CARDOSO DA SILVA, JOSIANE CORREA SOARES, JULIANA PRASS

Resumo


Através do presente projeto de pesquisa, nos propomos a conhecer o perfil dos estudantes com deficiência de uma universidade do Vale do Rio Pardo. O termo deficiência remete às ideias de falha, carência, imperfeição, defeito e insuficiência em algumas das áreas, seja ela visual, auditiva, mental ou física, por isso, a vontade de conhecer de quais deficiências estamos falando. Atualmente, para atender a legislação vigente, as portas do ensino superior devem estar abertas a todos aqueles que demonstrarem ter as condições intelectuais necessárias para este nível de estudo, por isso, estão incluídos também as pessoas com deficiência. Estes alunos possuem direito à uma educação de qualidade com ênfase na inclusão escolar, diante disso, muito se fala a respeito da acessibilidade como forma de inclusão. Porém, a acessibilidade não trata-se apenas de permitir a uma pessoa com deficiência a participação em atividades utilizando produtos, serviços e informações, mas vai muito além, na qual é necessário eliminar barreiras em espaços físicos e digitais, equiparando, assim, as oportunidades das pessoas com limitação e as demais. Desta forma, a acessibilidade trata-se de um processo de transformação tanto do ambiente, da organização física espacial, como da administração e do atendimento a estes alunos, pois quando se remete240à questão da inclusão, não basta que estes alunos entrem na universidade, é necessário que esta se prepare para atendê-los de forma satisfatória. Sendo assim, a evolução conceitual sobre o tema inclusão, é induzida pelas transformações sócio-históricas e culturais, e vem impondo ajustes na compreensão sobre a deficiência. A partir dessas premissas, o objetivo desta pesquisa é identificar quantos estudantes desta universidade são deficientes, quem são eles, qual o perfil destes, em qual curso estão inseridos, quais as suas dificuldades tanto na questão da aprendizagem, como também referente a acessibilidade, e qual a sua relação com os serviços prestados pela universidade, a fim de conhecer assim, 240a realidade destes alunos. Esta pesquisa está sendo desenvolvida como atividade do Estágio Integrado em Psicologia I e II, possui características metodológicas quantitativas, e como instrumento de pesquisa utilizaremos entrevistas estruturadas individuais, aplicadas na forma de um questionário podendo ser realizada pessoalmente como também por meio de telefone. Desta forma, este trabalho visa compreender o perfil dos estudantes com deficiência que estão inseridos nesta universidade, para que assim, possamos contribuir para melhor qualificar o atendimento oferecido aos mesmos.


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