O PERFIL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO PARDO
Resumo
Através do presente projeto de pesquisa, nos propomos a conhecer o perfil dos estudantes com deficiência de uma universidade do Vale do Rio Pardo. O termo deficiência remete às ideias de falha, carência, imperfeição, defeito e insuficiência em algumas das áreas, seja ela visual, auditiva, mental ou física, por isso, a vontade de conhecer de quais deficiências estamos falando. Atualmente, para atender a legislação vigente, as portas do ensino superior devem estar abertas a todos aqueles que demonstrarem ter as condições intelectuais necessárias para este nível de estudo, por isso, estão incluídos também as pessoas com deficiência. Estes alunos possuem direito à uma educação de qualidade com ênfase na inclusão escolar, diante disso, muito se fala a respeito da acessibilidade como forma de inclusão. Porém, a acessibilidade não trata-se apenas de permitir a uma pessoa com deficiência a participação em atividades utilizando produtos, serviços e informações, mas vai muito além, na qual é necessário eliminar barreiras em espaços físicos e digitais, equiparando, assim, as oportunidades das pessoas com limitação e as demais. Desta forma, a acessibilidade trata-se de um processo de transformação tanto do ambiente, da organização física espacial, como da administração e do atendimento a estes alunos, pois quando se remete240à questão da inclusão, não basta que estes alunos entrem na universidade, é necessário que esta se prepare para atendê-los de forma satisfatória. Sendo assim, a evolução conceitual sobre o tema inclusão, é induzida pelas transformações sócio-históricas e culturais, e vem impondo ajustes na compreensão sobre a deficiência. A partir dessas premissas, o objetivo desta pesquisa é identificar quantos estudantes desta universidade são deficientes, quem são eles, qual o perfil destes, em qual curso estão inseridos, quais as suas dificuldades tanto na questão da aprendizagem, como também referente a acessibilidade, e qual a sua relação com os serviços prestados pela universidade, a fim de conhecer assim, 240a realidade destes alunos. Esta pesquisa está sendo desenvolvida como atividade do Estágio Integrado em Psicologia I e II, possui características metodológicas quantitativas, e como instrumento de pesquisa utilizaremos entrevistas estruturadas individuais, aplicadas na forma de um questionário podendo ser realizada pessoalmente como também por meio de telefone. Desta forma, este trabalho visa compreender o perfil dos estudantes com deficiência que estão inseridos nesta universidade, para que assim, possamos contribuir para melhor qualificar o atendimento oferecido aos mesmos.
Apontamentos
- Não há apontamentos.